quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Doce não é açucar

Consumir doces, normalmente ricos em gordura e açúcares, promove uma sensação de bem-estar e conforto devido à produção de serotonina e endorfina pelo cérebro. Por conta disso, o hábito de comer sobremesa ou devorar um chocolate ao longo do dia pode se tornar um vício. O problema é que o açúcar refinado, presente na maioria dos doces, torna-se um vilão à saúde quando consumido em excesso. Um inocente cafezinho ou copo de suco pode virar um inimigo quando é acrescido de açúcar. Mas será impossível comer um docinho sem sobrecarregar o organismo?

Para começar, é bom saber quais as patologias mais comumente associadas ao consumo de açúcar refinado em excesso. "O aumento dos casos de cáries dentais, obesidade e diabetes mostram que estamos comendo demais alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes", afirma a nutricionista Raquel Maia Chaves, sócia da Dhamma Consultoria em Alimentação. Segundo a especialista, devido ao processo de refinamento, esse tipo de açúcar acaba ficando vazio de nutrientes e é facilmente digerido, o que aumenta os níveis de glicose no sangue. "O valor calórico fornecido em 01 colher de chá de açúcar refinado corresponde a 19,9 Kcal", afirma.

É um erro pensar que impossível comer doce sem consumir açúcar. Os diabéticos e pessoas que querem diminuir o consumo do alimento, devem comer sobremesas naturais, como frutas secas. "É preciso cuidado com as compotas, só consuma as que não tiveram adição de açúcar na fórmulas. Uma boa dica é assar uma fruta com canela, pois a frutose não é prejudicial", afirma Raquel.

Tipos de açúcar

O açúcar cristal é um tipo de açúcar que não passou por algumas etapas do processo de refinamento e por isso possui a aparência de pequenos cristais. É de difícil conservação, pois contém sais que absorvem água, tornando-se úmido e viscoso. O valor calórico fornecido em 01 colher de chá de açúcar cristal corresponde a 19,9 Kcal, ou seja, o mesmo valor do açúcar refinado.
O açúcar mascavo é o que chamamos de açúcar natural, pois este não passa por nenhum processo de refinamento, sendo rico em nutrientes tais como ferro, sódio, potássio, cálcio, entre outros, e vitaminas C e do complexo B. O valor calórico fornecido em 01 colher de chá de açúcar mascavo corresponde a 14,7 Kcal.

Como é possível adoçar as receitas sem usar açúcar
Para adoçar as receitas, convém seguir o que as mesmas indicam, pois a troca do açúcar por outra substância como mel, karo etc. pode acabar 'prejudicando'a receita e a mesma não acabar saindo corretamente.
O que pode ser feito no caso das receitas que vão ao fogo/forno é a substituição do açúcar pelo adoçante do tipo forno e fogão, pois este foi desenvolvidopara o uso culinário, suportando as altas temperaturas sem gerar danos à saúde.
Vale lembrar que os adoçantes convencionais não podem ser utilizados em altas temperaturas pois se tornam prejudiciais ao organismo.

fonte: http://bemleve.ig.com.br/dieta/doce-nao-e-so-acucar/46