quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Função dos carbos

O principal papel dos carboidratos na alimentação é de fornecer energia de fácil utilização. São tão importantes que a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que eles correspondam de 55% a 75% da energia da alimentação. Isso significa que, pelo menos, um alimento rico em carboidrato deve ser ingerido por refeição. Esses açúcares são os principais responsáveis por fornecer energia para o cérebro e podem contribuir para uma melhor velocidade de raciocínio. Como o cérebro utiliza os carboidratos como fonte de energia, a ausência deste nutriente implica num processo mais lento e menos eficiente que, acaba provocando mal estar e desânimo. Além disso, encontramos na nossa dieta carboidratos que não digerimos, como as fibras formadas por celulose, mas que são fundamentais para auxiliar a nossa digestão. As fibras são responsáveis pelo efeito de lastro do tubo digestivo. A desvantagem dos carboidratos está associada ao excesso e ao tipo de carboidrato ingerido. O carboidrato simples ou refinado (açúcares e farinha brancos) são rapidamente digeridos e absorvidos, provocando picos de secreção de insulina. Com a secreção aumentada de insulina iremos estocar maiores quantidades de gordura, provocando aumento excessivo de peso. Por isso, o ideal é limitar a ingestão de carboidratos refinados e procurar substituí-los pelos mais complexos e ricos em fibras (alimentos integrais). Com estes últimos não ocorre pico se secreção de insulina e desta forma, não teremos o efeito maléfico de ganho de peso excessivo.