quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Consulta de internauta sobre aparelho tensor para glúteos

Pergunta: O que você acha do aparelho tensor, aquele que transmite ondas para os glúteos para eles enrijecerem (ginástica passiva)?

Minha resposta:
São aparelhos com eletrodos que você usa em volta dos músculos do corpo (ex: abdômen) para supostamente desenvolver seus músculos, queimar gordura ou enrijecer.
Os fabricantes destes produtos anunciam falsamente que estes pulsos eletrônicos simulam o impacto de exercícios, promovendo músculos definidos, enquanto você fica confortavelmente sentando assistindo ao seu programa de televisão.
A verdade é que esses estimuladores da NADA adiantam para queimar gordura e tonificar seus músculos. Nem para queima de calorias esses estimuladores adiantam, já que a quantidade de calorias queimadas é muito pequena para fazer qualquer diferença.
Para que você entenda um pouco mais sobre esses aparelhos vamos explorar como eles surgiram. Eletro estimuladores foram (e ainda são) utilizados em centros médicos de reabilitação. Servem para evitar que os músculos da região imobilizada atrofiem enquanto não são trabalhados pelo paciente. Eles não têm nenhuma utilidade para queima de gordura. Quanto a construir músculos, da maneira como os anúncios prometem, não é verdade. Não existe nenhum estudo dando suporte a estas promessas. O nível de estimulação elétrica necessária para construir músculos como os que você vê em anúncios teria que ser extremamente alto e, conseqüentemente, muito doloroso.