sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Emagrecer (passivamente) não é fácil

Cada pessoa tem uma predisposição genética para cumular gordura primeiro em determinadas partes do corpo. A maioria dos homens acumula gordura primeiro na região abdominal, lados da cintura (pneus) e na parte de baixo das costas. A maioria das mulheres acumula primeiro no quadril, na parte de cima da coxa e atrás dos braços. Conforme o percentual de gordura aumenta, a pessoa continua a acumular gordura nestas partes com predisposição, mas passa a acumular também em todo resto do corpo. É frustrante para muitas pessoas ter pouca gordura numa determinada parte do corpo e um grande acúmulo em outra. Mas é importante que você entenda que é mais normal isso acontecer do que a pessoa acumular gordura uniformemente em todo corpo. Uma vez acumulada a gordura, você não pode escolher um lugar especifico de acúmulo para remover. Você começará a perder gordura na ordem inversa que ela se depositou. O primeiro lugar a acumular será o último de onde a gordura sairá. É fisiologicamente impossível você, através de exercícios, aparelhos, suplementos ou cremes, escolher uma determinada parte do corpo para queimar gordura. Você precisa perder gordura como um todo e deixar seu corpo naturalmente ir removendo, ordenadamente, a gordura de cada parte. Na tentativa de vender esse sonho da queima de gorduras localizadas, empresas, sem nenhum escrúpulo e ética, anunciam produtos com falsas promessas. Vamos explorar algum desses produtos e saber a verdade sobre eles.

Eletro estimuladores
Você provavelmente já deve ter assistido a anúncios de estimuladores eletrônicos que prometem deixar você sem barriga e com músculos abdominais definidos, não é mesmo? São aparelhos com eletrodos que você usa em volta dos músculos do corpo (ex: abdômen) para supostamente desenvolver seus músculos, queimar gordura e deixar você com um corpo bem trabalhado, como você sempre quis. Os fabricantes destes produtos anunciam falsamente que estes pulsos eletrônicos simulam o impacto de exercícios, promovendo músculos definidos, enquanto você fica confortavelmente sentando assistindo ao seu programa de televisão. A verdade é que, embora a propagando diga o contrário, esses estimuladores da NADA adiantam para queimar gordura e tonificar seus músculos. Nem para queima de calorias esses estimuladores adiantam, já que a quantidade de calorias queimadas é muito pequena para fazer qualquer diferença. Para que você entenda um pouco mais sobre esses aparelhos vamos explorar como eles surgiram. Eletro estimuladores foram (e ainda são) utilizados em centros médicos de reabilitação. Servem para evitar que os músculos da região imobilizada atrofiem enquanto não são trabalhados pelo paciente. Eles não têm nenhuma utilidade para queima de gordura. Quanto a construir músculos, da maneira como os anúncios prometem, não é verdade. Não existe nenhum estudo dando suporte a estas promessas. O nível de estimulação elétrica necessária para construir músculos como os que você vê em anúncios teria que ser extremamente alto e, conseqüentemente, muito doloroso.

Aparelhos abdominais
Para começar, entenda: a única razão para os seus músculos do abdômen não serem visíveis é a camada de gordura sobre eles. Mesmo se você se fizer 1000 abdominais todos os dias você não terá um abdômen firme e definido com a gordura escondendo os músculos. Empresas tentam passar a impressão de que com esses aparelhos abdominais você perderá os "pneuzinhos" e terá aquele "tanquinho" (abdômen definido). Isso não é verdade! Você não pode definir seus músculos sem perder gordura. E fazer esses exercícios não irá fazer você perder gordura. A única perda que você pode esperar é a do seu dinheiro. (oh nãooooo...eu tenho um destes em casa)

Gel e cremes redutores
Você não pode remover uma molécula de gordura de baixo da pele com gel, cremes ou loções aplicadas em cima da pele - a menos que eles contenham uma droga que penetre na derme para alcançar a gordura. Todas as drogas que penetram a camada da derme são medicamentos que só são vendidos em farmácias mediante prescrição médica. Dessa forma, nenhum desses produtos é encontrado em lojas comuns de cosméticos e produtos para o corpo. Agora vamos supor que o produto consiga atravessar a derme e chegar certinho na gordura localizada. Na melhor das hipóteses o que ele irá fazer e possibilitar que esse depósito de gordura seja mais facilmente mobilizado para que possa ser queimado através dos meios naturais de dieta e exercícios. Desconfie se um creme anuncia numa revista ou televisão que ele "queima" ou "dissolve" gordura localizada.

Conseqüências
Infelizmente, as pessoas acabam acreditando nestas mentiras e comprando todos esses produtos que prometem queimar gorduras localizadas para logo descobrirem que foram enganadas. Elas os usam por algumas semanas e como não observam nenhum resultado acabam os deixando de lado. Entenda que essa é uma industria bilionária e estes fabricantes vão falar qualquer coisa para pegar seu dinheiro. Você agora pode estar se perguntando: "E aquelas pessoas que testaram esses produtos e dizem que obtiveram resultado?" Partindo do principio que as pessoas não estão dizendo isso porque foram "compradas", o que acontece é o seguinte: Geralmente, junto do manual de instruções do produto estão sugestões de alimentação e exercícios físicos. Então, a pessoa acaba tendo algum resultado por causa destas sugestões e não por causa do produto em si. Se a pessoa não mudou em nada seu hábito alimentar e nem iniciou uma rotina de exercícios físicos e, ainda assim, diz genuinamente que obteve resultado, tem um outro motivo para isso. No caso do estimulador, o produto fornece, mesmo que em um nível muito pequeno, alguma estimulação nos músculos. Se, por exemplo, o abdômen da pessoa não tinha nenhuma forma de estimulação antes, qualquer estimulação que ele receba tem potencial para fazer alguma diferença. É apenas uma questão de ser "melhor do que nada" (neste caso não muito melhor do que nada). Uma solução muito melhor para a estimulação dos seus músculos do abdômen é fazer, mesmo que em pouca quantidade, exercícios abdominais com freqüência. Vale lembrar que nem os exercícios abdominais irão queimar gordura, mas pelo menos estes podem, de verdade, deixar seu abdômen mais firme. No caso do aparelho abdominal, ele, na melhor das hipóteses, faz com que você force os músculos abdominais com um pouco mais de resistência do que se estivesse fazendo as convencionais "abdominais" deitado no chão. O aparelho pode trazer tônus e até hipertrofia muscular nessa região mas de forma alguma irá queimar gordura. Quanto aos cremes, uma hidratação na pele e uma diminuição, mesmo que mínima, de líquidos na região (efeito diurético) já pode ser o suficiente para a pessoa se auto-enganar e achar que teve algum resultado. Estas empresas que vendem estes produtos todos para queima de gordura localizada só estão interessadas no seu dinheiro; pode estar certo disso. Elas criam a impressão de que você não precisa fazer nenhum esforço e rapidamente esculpir o corpo. Isso é mais uma grande mentira da indústria da boa forma. É muito importante que você aprenda que, infelizmente, não existe nenhum produto que irá queimar gordura da sua barriga ou qualquer outra parte específica.

Fonte: http://kerosermagra.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_12.html