quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Chocolate: aliado da saúde.

Antes que você se preocupe com os efeitos que o chocolate pode causar, saiba que essa guloseima é também uma aliada para seu bem-estar.
O cacau é rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que inibem a produção dos radicais livres, que estão relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares", explica a nutricionista e professora do Centro Universitário São Camilo, Liliana Bricarello.A nutricionista indica o consumo de chocolates amargos e meio-amargos que são os que têm maior porcentagem de cacau. "Existem alguns produtos com até 70% de manteiga de cacau", menciona.Além de ser amiga do coração, essa guloseima também pode ser uma grande aliada durante a TPM. "O chocolate ativa a produção de serotonina que é um neurotransmissor do humor. Por isso é indicado em alguns casos de depressão e também para as mulheres durante o período pré-menstrual", esclarece Sylvana Braga, médica ortomolecular e nutróloga.
No entanto, não há nenhum estudo que comprove o efeito do chocolate sobre os sintomas da TPM. Já a prevenção de doenças cardiovasculares, devido a ação dos flavonóides, é atestada cientificamente.E, atenção para não exagerar. O chocolate é um alimento altamente calórico e gorduroso. "É preciso ter cuidado com a compulsão. Nada de andar com uma barra de chocolate na bolsa", adverte Sylvana.De acordo com a professora Liliana, não é preciso comer muito para receber os benefícios do chocolate. "50g por dia, o equivalente a um bombom, já é o suficiente".

Fonte: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI1513777-EI1501,00.html