quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Que tal cuidar da alimentação?

  •  Alimente-se várias vezes ao dia, com um intervalo de três a quatro horas entre as refeições;
  •  Coma devagar, em um local tranqüilo, sem estar à frente da televisão, mastigando bem os alimentos;
  •  Repouse os talheres entre uma garfada e outra;
  •  Adote horários regulares para se alimentar;
  • Utilize como tempero: alho, cebola, salsa, orégano, hortelã, cominho, coentro, limão e vinagre; evite molhos à base de maionese, azeite e óleo;
  • Evite ingerir líquidos durante as refeições;
  • Comece sua refeição pela salada crua;
  • Se desejar repetir, coma mais saladas e não repita o prato principal;
  • Consuma de sete a dez copos de água por dia;
  •  Prefira produtos desnatados, como leite e iogurtes;
  •  Substitua queijos amarelos por queijos magros (ricota, cottage, queijo branco, cream cheese);
  • Prefira carnes magras (sem gordura aparente), pescados, aves sem pele e preparações assadas, cozidas ou grelhadas;
  •  Consuma diariamente frutas e hortaliças (legumes e verduras);
  •  Nas preparações, utilize óleo vegetal com moderação. Evite o consumo de manteiga;
  •  Diminua o consumo de massas, cereais, pães e doces;
  •  Evite consumir biscoitos, bolachas, chocolates, pudins, balas, frios, tortas, bolos, sorvetes, refrigerantes e preparações que contenham creme de leite, leite condensado e chantilly;
  •  Substitua produtos comuns por lights;
  • Deixe verduras e legumes lavados e preparados na geladeira;
  • Nos finais de semana, prepare lanches naturais com verduras (alface, agrião), legumes (tomate, pepino, beterraba, cenoura), atum ou frango desfiado, queijo branco ou ricota ou cottage, para variar sua alimentação.