quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Resposta à consulta de um internauta sobre funcionamento do Polar


O monitor de Frequência Cardíaca (também conhecidos como pulsímetro, cardio-frequencímetro ouMonitor de Ritmo Cardíaco ou HRM – Heart Rate Monitors) mais conhecido é o da marca finlandesa POLAR.

Estes monitores são constituídos por uma banda peitoral transmissora que detecta o sinal ECG - electrocardiográfico proveniente do nosso coração e o transmite através de uma onda electromagnética para o relógio/receptor de pulso, onde essa informação é digitalizada e exibida.

Quando nos exercitamos, a frequência cardíaca sobe rapidamente em proporção à intensidade do treino. Ao monitorizar esta frequência, podemos observar que quanto melhor nos exercitamos, melhor será o aproveitamento do nosso Sistema Cardiovascular. Esta informação permite-nos controlar o nosso desempenho durante o exercício, treinar num ritmo ideal, e o progresso pode ser acompanhado e medido, aumentando a motivação.

Permite-nos também receber um alerta sobre os limites de segurança máximo e mínimo baseados na nossa idade (220-idade no caso dos homens, e 230-idade no caso das mulheres). Atualmente existe uma variada gama que vão dos R$150,00 a R$3.000,00, tendo basicamente as seguintes funções:• Relógio digital / Cronómetro• Tempo total / Calorias do exercício • Frequência cardíaca contínua / média / máxima • Limites de zona alvo automáticos baseados na idade...outros com funções mais específicas, como:• Programas de exercícios • Treino intervalado (fc/%fcmax, ritmo, distância), etc...-


Usar um HRM é quase indispensável para o acompanhamento da atividade física.