segunda-feira, 24 de março de 2008

Fisiculturismo?

Fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, através da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação.

Os requisitos são: volume, proporção e definição muscular.
Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisioculturistas focam três principais pontos:



  • Treinamento adequado com a resistência de pesos.

  • Nutrição especializada, incorporando extra proteína e suplementos alimentares quando necessário.

  • Repouso (descanso) adequado.

Na prática da musculação, muitos atletas acabam recorrendo ao uso de anabolizantes para o aumento de massa muscular em pouco tempo, o que é algo altamente prejudicial à saúde, já que estes são hormônios sintetizados. Entretanto, muitos atletas, profissionais ou amadores, conscientes dos malefícios dos efeitos das drogas, procuram profissionais nutricionistas e endocrinologistas para obtenção das possíveis melhoras em seus resultados.
Estudos recentes vêm demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Além dos exercícios aeróbios, o treinamento com levantamento de peso tem sido muito bem visto pelos profissionais e pesquisadores da área. Esta é uma visão onde, para manutenção ou ganho de massa muscular, o fisiculturismo bem orientado produz resultados mais efetivos.