quarta-feira, 12 de março de 2008

Praticar ou não praticar eis a questão


Enquanto muitas pessoas já estão praticando algum tipo de atividade física, outras continuam se questionando se deveriam procurar uma academia ou até se desculpando, dizendo que já passaram do tempo.
NUNCA é tarde para começar um plano de boa forma. Além disso o seu corpo provavelmente até está pedindo para que você se anime e sacuda um pouco esta "ferrugem". Afinal de contas o corpo humano foi concebido para a atividade e quando ele permanece inoperante, imediatamente começa a aumentar de volume, a engordar e a degenerar. Pense a Longo Prazo. Qualquer que seja a sua idade a atividade física moderada só pode aumentar o seu bem-estar físico e mental.
Ela tonifica e fortalece os músculos evitando a flacidez, melhora a densidade óssea (ajudando a prevenir a osteoporose), intensifica os batimentos cardíacos, proporcionando uma maior oxigenação às células do seu corpo e reduzindo os efeitos do stress. O seu empenho em desenvolver uma rotina de boa forma a longo prazo é a melhor maneira de evitar uma velhice problemática, devido a uma saúde comprometida.
Má alimentação = Mau desempenho.
Para manter ou obter um corpo em forma, a quantidade e a qualidade do alimento ingerido para se obter energia, afeta não só o seu volume (excesso de gordura), mas também a sua saúde. Tal como um carro, um combustível de boa qualidade queima sem deixar resíduos; já um de má qualidade deixa para trás toxinas e poluentes. O alimento de má qualidade provoca danos ao seu corpo e depósitos de toxinas. É preciso combinar uma boa nutrição, corretamente equilibrada, com a atividade física regular. A recompensa: Uma vida mais saudável por muito tempo !A boa alimentação...As pessoas que praticam exercícios regulares precisam assegurar que o seu corpo seja suprido com nutrientes de boa qualidade. A boa alimentação garante a energia, o crescimento, a reparação e o rendimento de alto
nível.Perda de gordura - Ganho de massa magra.As fibras musculares são mais pesadas que o tecido adiposo ou gordura, portanto se você pratica algum tipo de atividade física de 3 a 4 vezes por semana, não se admire se na verdade ganhar algum peso ! Isto ocorre naturalmente à medida que a gordura armazenada é utilizada como combustível e o exercício físico aumenta gradualmente o tecido muscular magro. Além, ou ao invés de vigiar apenas seu peso, cuide de anotar e conferir suas medidas também !A atividade física regular ajuda a aumentar e manter um metabolismo eficiente na queima de gordura.Na atividade aeróbica (consulte um profissional de Educação Física), seu coração precisa atingir um determinado número de batimentos por minuto (75% de sua capacidade máxima), por determinado tempo (20 min pelo menos), para que sejam obtidos os benefícios de queima das reservas de gordura e os cardiovasculares. A atividade aeróbica reduz a pressão arterial, os níveis de colesterol e ajuda a normalizar os níveis de açúcar no sangue. O que acontece quando você pratica atividades físicas regularmente? Com uma rotina regular de exercícios, as fibras musculares se multiplicam, crescem de tamanho, aumentam a força, tem mais acesso ao oxigênio e, com isso, necessitam de mais combustível de boa qualidade, aumentando o potencial de queima de gordura. O segredo para uma rotina de exercícios para a queima de gorduras, é manter a atividade aeróbica constante e em um nível confortável, em que o ritmo cardíaco esteja aumentado, sem esforço desnecessário sobre o corpo, normalmente de 30 a 40 minutos, 5 vezes por semana alternados, para recuperação do corpo. Menos do esta quantidade de exercícios não vai encorajar seu corpo a utilizar a gordura armazenada fora do tecido muscular, tão logo as reservas de glicogênio nos músculos tenham sido reduzidas.
Para evitar lesões faça sempre aquecimento e alongamentos antes e depois dos exercícios.
Suplementação.
A prática de atividade física requer muito mais do que apenas combustível para energia. Muitos micronutrientes, que não estão presentes na nossa alimentação diária, são utilizados nesse processo. Para ajudar a minizar o stress oxidativo, neutralize os radicais livres e forneça ao seu corpo as necessidades diárias de vitaminas e minerais.