quinta-feira, 13 de março de 2008

Quantas horas uma pessoa deve fazer atividade física?

Quando se fala de atividade física temos que levar em conta idade e condição física.
Caso a pessoa nunca tenha feito atividade ela deve começar de forma moderada e aumentando aos poucos o tempo de trabalho.
Além dissto tudo depende do objetivo do aluno. Fazer muitas horas pra quê? Por quê? Se for Qualidade de Vida não tem justificativa viável. Se for para fazer uma prova esportiva de resistência depende da prova.
Qualquer atividade será prejudicial a partir do momento que ultrapassar os limites físicos e fisiológicos do aluno e qualquer objetivo deverá seguir a premissa do lento, gradual e progressivo até o ponto onde se deseja chegar.
Assim, uma hora de ginástica para um atleta acostumado pode ser pouco e para um iniciante uma maratona interminável. Toda e qualquer atividade física deve ser prescrita seguindo critérios bem definidos calcados em fundamento e segurança preservando a saúde do aluno ou atleta.
Tomando estes cuidados e com orientação adequada dificilmente a ginástica será prejudicial. Não é possível afirmar quantas horas mas é bom ter bom senso e não exagerar. Acredito que é muito mais saudável ter uma atividade diária bem dosada do que sobrecarregar seu corpo.