quarta-feira, 9 de abril de 2008

Bebidas isotônicas aumentam desempenho de atletas


A prática de exercícios físicos regulares apresenta diversos benefício à saúde. A alimentação pré e pós-treino é extremamente necessária para a reposição de vitaminas para adequação do equilíbrio orgânico.


Porém, um fator fundamental para manter esse equilíbrio é repor também os líquidos perdidos. As inúmeras marcas e tipo de bebidas isotônicas que invadiram o mercado nos últimos anos apresentam uma vasta lista de variedade. Mas, em geral, como esses produtos podem se tornar um aliado ao nosso organismo?


É fato que componentes das bebidas isotônicas apresentam uma concentração de moléculas semelhante aos fluidos do nosso corpo. Com isso, podem ser incorporados e transferidos facilmente à corrente sangüínea. A prática de exercícios físicos regular ou prolongada causa transpiração do corpo e, conseqüentemente, a perda de líquidos e sais minerais.


Podemos apontar como principal perda os hidro-eletrolíticos, ou popularmente conhecido como sais de sódio (importantes para o equilíbrio do organismo). A grande parte das funções de contração muscular do nosso corpo são referidas ao uso dos minerais como sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros. Deixar o corpo debilitado destes elementos diminui a capacidade de contração dos músculos o que, conseqüentemente, afeta o desempenho físico.