segunda-feira, 7 de abril de 2008

Fisiculturismo: um esporte de peso


Fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, através da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os requisitos são: volume, proporção e definição muscular.


Entre os principais culturistas estão Arnold Schwarzenegger, Mike Mentzer, Lou Ferrigno (Incrível Hulk), Lee Haney, Dorian Yates e Ronnie Coleman.
À direita está o pioneiro do fisiculturismo Eugen Sandow.
A principal federação internacional de culturismo é a International Federation of Bodybuilding (IFBB), a qual pertence o principal campeonato de culturismo mundial, o Mr. Olympia. Os grandes vencedores desse campeonato foram Lee Haney (oito vezes), Arnold Schwarzenegger (sete vezes), Dorian Yates (seis vezes) e Ronnie Coleman (oito vezes). Até hoje apenas um brasileiro, Luís Freitas, competiu no Mr. Olympia (1988 - 19º lugar), em face do alto nível de qualidade muscular inerente a esses atletas. No entanto, indiscultivelmente, o maior fisiculturista da história é Arnold Schwarzenegger, pela sua extrema inventividade e habilidade no campo do fisiculturismo e da musculação.


Para incrementar o aumento da massa muscular (hipertrofia), os fisioculturistas focam três principais pontos:
Treinamento adequado com a resistência de pesos.
Nutrição especializada, incorporando extra proteína e suplementos alimentares quando necessário.
Repouso (descanso) adequado.


Estudos recentes vêm demonstrando a importância da musculação para a manutenção da qualidade de vida na terceira idade. Além dos exercícios aeróbios, o treinamento com levantamento de peso tem sido muito bem visto pelos profissionais e pesquisadores da área. Esta é uma visão onde, para manutenção ou ganho de massa muscular, o fisiculturismo bem orientado produz resultados mais efetivos.