quinta-feira, 26 de junho de 2008

Correr na rua ou na esteira?


Quando comparadas com a corrida de rua, a esteira possibilita uma observação mais detalhada da passada, da pisada, do ritmo.

Sem contar que facilita entender a relação freqüência cardíaca x velocidade, já que ambos são medidos e mostrados em tempo real, durante todo o exercício.

O aparelho ainda oferece melhor amortecimento do impacto a cada passada e maior queima de calorias – se comparado a outros mecanismos aeróbicos. A atividade exige ainda mais concentração.

Na rua, o ritmo pode ser prejudicado pelo bate-papo com os amigos ou um acontecimento inesperado.

Um bom programa de exercício sobre a esteira pode também apresentar mais qualidade do que na rua se o corredor variar a velocidade e a intensidade do exercício de forma mais precisa. Vale pedir ajuda ao instrutor na academia ou ler as dicas do manual antes de dar início ao treinamento.

Mas lembre-se: alterar os tipos de solo de corrida é uma ótima estratégia. Experimente usar asfalto, grama, areia, esteira, de forma alternada e se possível programada por um profissional de Educação Física.
 
 

terça-feira, 24 de junho de 2008

Olimpíadas 2008 (1): sobre a abertura


Maquete do Estádio Olímpico de Pequim ("Ninho"): local da cerimônia de abertura
No ano de 2008, ocorrerão, na cidade chinesa de Pequim (Beijing), os XXIX Jogos Olímpicos.
A abertura será no dia 08 de agosto (cerimônia às 20 horas) e deve durar 3 horas e meia. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 24 do mesmo mês.
O lema dos jogos será "Nova Beijing (Pequim), Grandes Olimpíadas". Serão cinco mascotes (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini) representando, com suas cores, os cinco continentes e arcos do símbolo dos Jogos Olímpicos.
Grande parte das modalidades ocorrerá na cidade de Pequim, sendo que algumas serão disputadas em Hong Kong, Sha Tin e Qingdao.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

férias físicas e virtuais

Prezados blogueiros,
 de hoje a 22 de junho o Marcão estará em férias.
 
Até a volta.

O Que é Metabolismo?

É o nome dado a todas as reações químicas internas em um organismo que consuma energia e tenha como propósito produzir ou modificar moléculas. Embora, no metabolismo corpóreo, ocorre uma centena de processos metabólicos simultaneamente, sendo que, o metabolismo energético, que esta diretamente relacionado com o aumento ou perda de peso, responde por apenas uma parte deste processo.

Sendo assim, o metabolismo basal, que refere-se as calorias gastas para a manutenção das funções vitais do organismo como a pressão arterial, temperatura corpórea e batimento cardíaco, responde por 60% a 70% do consumo calórico diário.

Já o metabolismo alimentar, que responde pelo gasto calórico a partir do instante em que um alimento é ingerido até seu destino final em um organismo, ou seja, que diz respeito ao processo de digestão e absorção dos nutrientes responde em média por 10% do consumo calórico diário.

No entanto, o metabolismo da atividade física que envolve um consumo de energia diretamente relacionado à intensidade e volume do exercício, ou seja, das mais simples como uma caminhada as mais complexas como jogar futebol responde por volta de 20%a 50% consumo calórico diário.

Sendo assim, com a prática regular da atividade física, certamente ocorrerá um aumento do tecido muscular como resultado do processo de adaptação e supercompensação do treinamento sistematizado, o que acarretará em uma alteração do metabolismo. 

Evidentemente, este sofre influência da quantidade de massa muscular, em outras palavras, quanto maior sua massa muscular mais acelerado será seu metabolismo e, com este aumento, também ocorrerá uma elevação da taxa metabólica basal resultando em um maior consumo calórico em repouso pelo organismo.

Portanto, tal fenômeno é muito mais complexo do que foi apresentado e provocar uma alteração neste processo requer muito conhecimento, o que se faz necessário, estar sempre sob orientação de um profissional especializado para que assim alcance seus objetivos sem danificar sua saúde.