terça-feira, 12 de agosto de 2008

Em tempo de Olimpiada vale analisar como escolher uma atividade física adequada



Desta vez quero tentar responder a uma pergunta que muitos leitores me fazem: "Qual é o esporte ideal para mim?" Costumo dizer que o esporte "ideal" ou "melhor" não existe. Talvez haja apenas o mais adequado às limitações e gostos de cada um. De qualquer modo, acredito ser bastante útil comparar as principais características, benefícios e outras variáveis das modalidades. Essa comparação, que pode ser feita na tabela abaixo, deve ajudar o leitor a escolher com maior clareza as atividades físicas que pretendem praticar. Aí vai:

Modalidade Faixa Etária Indicada (anos) Principais Benefícios Principais Riscos

Atletismo (Velocidade/Saltos)

15-35

Melhora da coordenação, Equilíbrio,
Ganho de massa muscular, explosão

Lesões musculares

Basquete

08-70

Melhora da agilidade,coordenação, explosão, trabalho em equipe

Lesões traumáticas, principalmente entorses de tornozelo

Corrida
(Fundo)

25-90

Melhora da capacidade cardiorespiratória

Lesões por excesso de uso, como tendinopatias (tendinites)

Ciclismo

25-70

Melhora da capacidade cardiorespiratória, resistência muscular

Lesões por excesso de uso, como tendinopatias (tendinites)

Dança

06-70

Melhora da agilidade, coordenação, flexibilidade, capacidade cardiorespiratória, trabalho em equipe

Lesões por excesso de uso

Futebol

08-50

Melhora da agilidade, coordenação, capacidade cardiorespiratória, explosão, trabalho em equipe

Lesões musculares e traumáticas

Ginástica Localizada

30-60

Melhora da força, resistência muscular

Lesões por excesso de uso, como tendinopatias (tendinites)

Lutas

12-60

Melhora da agilidade, coordenação, explosão, força muscular, flexibilidade e capacidade cardiorespiratória

Lesões por excesso de uso e traumáticas

Musculação

25-90

Melhora da força, resistência muscular

Lesões por excesso de uso

Natação

04-90

Melhora da capacidade cardiorespiratória, capacidade pulmonar

Lesões por excesso de uso, como tendinopatias (tendinites)

Pilates

18-80

Mellhora da consciência corporal, força e resistência muscular (principalmente tronco)

Lesões musculares (raras)

Tênis

06-70

Melhora da agilidade, coordenação, explosão

Lesões por excesso de uso e musculares

Treinamento Funcional

25-80

Melhora da agilidade, explosão, coordenação, força e resistência muscular

Lesões por excesso de uso e musculares

Triatlo

12-70

Melhora da capacidade cardiorespiratória, capacidade pulmonar, resistência muscular

Lesões por excesso de uso e traumáticas, principalmente por causa do ciclismo

Voleibol

08-60

Melhora da agilidade, coordenação, equilíbrio, explosão, trabalho em equipe

Lesões musculares e traumáticas, principalmente entorses de tornozelo

Yoga

30-90

Mellhora da consciência corporal, flexibilidade. força e resistência muscular geral

Lesões musculares (raras)

Vale lembrar que a tabela não contempla todas as atividades físicas existentes e se propõe a dar apenas uma visão geral sobre as modalidades mais comentadas pelos próprios leitores. O risco de lesão é inerente à prática esportiva e não necessariamente implicará no surgimento de alguma enfermidade. Da mesma forma, os benefícios destacados são os mais predominantes, mas podem ocorrer melhorias em outros aspectos em maior ou menor grau.

Sobre as faixas etárias, o objetivo é aconselhar a faixa na qual o praticante desfrutará ao máximo dos benefícios em relação aos riscos. Por último, repito que o mais importante é que as pessoas se movimentem, que realizem diversas atividades físicas semanalmente, de preferência com freqüência diária e, se possível, após terem sido examinadas por um médico e devidamente acompanhadas por um professor de educação física. Mexa-se!

Fonte: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1287