quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pirâmide da atividade física: atividade física no dia-a-dia

Durante as décadas de 70 e 80 defendeu-se a idéia de que deveríamos fazer exercício aeróbico moderado, 30 minutos, de três a quatro vezes por semana. Como resultado houve o "boom" da corrida pelo mundo. Atualmente as pesquisas indicam que, além da necessidade do exercício aeróbico regular (como a corrida), é muito importante acumularmos atividade física diária. Entenda por atividade diária aquela movimentação que tendemos a perder com a praticidade da tecnologia – uso do controle remoto, escada rolante, elevadores, telefone sem fio, etc. A cada comodidade oferecida, nosso corpo é dispensado de um movimento. Em conseqüência, ficamos mais flácidos, gordos e nossa postura piora.

Claro que precisamos correr, assim como precisamos jogar futebol, tênis, pedalar, praticar esportes em geral. Mas não podemos esquecer que as atividades diárias também são importantes para manter o repertório de nossos movimentos e músculos em dia. Por que não varrer o chão, ou levar o cachorro para passear, ou lavar louças, limpar janelas? A propósito, você já reparou como quase ninguém usa as escadas? E o número de pessoas que pega o carro para ir até a padaria da esquina? Estilo de vida saudável também é isso: trocar o comodismo pelo movimento. Simples, não?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1287&textCode=122138&date=currentDate