sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Abdome Definido e a Saúde

Na questão estética o abdome incomoda muito tanto homens quanto as mulheres. Entretanto não é preciso ter um do tipo "tanquinho" quando se deseja qualidade de vida.
 
Esse grupo muscular, formado pelo reto abdominal, oblíquos e o transverso é de grande importância na vida da gente porque participa de boa parte das funções vitais: da respiração ajudando a expulsar os gases, da saúde da coluna aumentando a pressão intra-abdominal e os espaços entre os discos intervertebrais, da postura mantendo o equilíbrio nas tarefas comuns como andar, abaixar, levantar, sentar etc. e da compressão das vísceras. A micção, a defecação, o parto normal e a expiração forçada dependem muito do bom estado do transverso do abdome assim como algumas doenças se instalam por causa do mau funcionamento de órgãos que se deslocam da sua posição anatômica. 

Numa barriga grande o braço de resistência entre a lombar e o ponto mais distante aumenta gerando hiperlordose lombar com todas as suas conseqüências inclusive a hérnia de disco. A pressão intra-abdominal é a força resultante da pressão do abdome e do diafragma, que protegem a coluna lombar contra a pressão intra-discal e a força da gravidade.
 
Da mesma forma um abdome fraco sobrecarrega os músculos intercostais e os paravertebrais e os eretores da espinha passam a trabalhar sozinhos no dia a dia.
 
Outro fato é a questão do acúmulo de gordura abdominal estar associado ao risco de complicações cardiovasculares. Os homens têm mais facilidade e não é difícil comprovar isso. Essa é a chamada obesidade andróide, tipo maçã, enquanto a mulher tende a acumular gordura nos quadris, chamada de obesidade genóide, do tipo pêra.
 
A maneira mais prática de determinar o risco cardíaco é o perímetro do abdome medido na altura do umbigo. Para os homens, acima de 102 cm já é um fator de risco e para as mulheres acima de 88 cm. 
 
A gordura abdominal pode estar associada ao diabetes tipo II principalmente a visceral sendo essa mais difícil de ser dominada. A combinação de exercícios aeróbios com musculação e/ou ginástica localizada tem dado resultados melhores do que fazer só um tipo de atividade.
 
Enrijecer essa musculatura sou partidário de aumentar a carga e diminuir a repetição porque as pessoas hoje em dia não têm muito tempo disponível para ficar fazendo séries intermináveis. Além do mais, muita repetição, aumentam as chances de estresse muscular e/ou contusões. Mais importante é fazer os abdominais com orientação profissional e alcançar os objetivos desejados. O peso certo é pessoal e depende das avaliações funcionais caso a caso.
 
Todo treinamento deve ser lento, gradual e progressivo com estímulos crescentes e períodos de descanso programados visando a recuperação do músculo para uma nova carga. O grupo muscular do abdome não é diferente. Para quem gosta de abdominal todo dia, pode-se alternar dias com cargas pesadas e sem carga. Os dias sem carga funcionam como repouso ativo. Treinar todo dia com a mesma carga e a mesma repetição, pode ser chato levando à desistência.
 
Nas aulas de ginástica localizada alguns profissionais deixam para o final a execução dos exercícios abdominais, justamente o que muitos alunos não gostam de fazer. Entretanto, se for utilizado o método alternado por segmento usando séries curtas entre um exercício e outro pode-se obter um maior número total de repetições de abdominais durante toda uma aula, e o que é melhor. Sem os alunos "sofrerem" tanto. Da mesma forma, é bastante discutível e não vejo fundamento as aulas de 30 minutos "só" de abdominal destinada ao público em geral, de certa forma virando moda em algumas academias a título e novidade. Quem deseja "tirar" a barriguinha e os pneuzinhos em volta, só abdominal não resolve porque o corpo não gasta gordura só numa região. É preciso associar abdominal com outros exercícios dinâmicos e até uma reeducação alimentar para perda de gordura global. Uma aula de GAP (Glúteo, Abdome e Perna) tem mais chance de dar certo do que só abdominal. 

O atleta é outro papo. Dependendo da modalidade praticada, precisa ter "abdome de aço", justificando certos métodos rigorosos de fortalecimento e não é o caso quando se busca saúde.
 
Enfim, um abdome defino chega a ser um sonho de consumo para quase todo mundo, mas se o seu não é assim, não se preocupe. Você faz parte da maioria das pessoas. É pena que com poucos abdominais por dia poder-se-ia evitar doenças como hipertensão, diabetes, problemas de coluna, de circulação além de melhorar a auto-estima.