quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Conheça o seu tipo de pisada

Todo corredor sabe da importância de um bom par de tênis. O calçado adequado pode ajudar no desempenho e até na prevenção de dores e lesões. Mas hoje em dia não é fácil ir a uma loja especializada e decidir entre os inúmeros modelos e recursos que esse tênis oferecem. A primeira providência, portanto, é saber o tipo de nossa pisada: neutra, em pronação ou em supinação. Esses termos referem-se à movimentação do pé em três planos (anterior, lateral e transverso). Os movimentos ocorrem normalmente durante o ciclo da marcha (caminhada ou corrida) e são próprios da dinâmica do pé em sua adequação ao solo.



A pisada neutra - ocorre um rolamento uniforme do calcanhar ao antepé, formando uma pegada completa. O tênis mais recomendado nesses casos é o que proporciona amortecimento em toda a sola.




A supinação - o pé usa o lado externo do calcanhar e mantém o movimento apoiando-se apenas na borda externa, até a elevação do dedinho (pisada para fora). Tênis com bom controle de estabilidade.



A
pronação - o pé apóia o lado externo do calcanhar e se move moderadamente ou acentuadamente para dentro, até a elevação do dedão (pisada para dentro). Tênis com reforço na lateral interna para garantir maior equilíbrio.