quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Treino turbinado

O preparador físico Rodrigo Taddei, de São Paulo, organizou uma cartilha com truques para aumentar a perda de calorias na prática de três esportes: ciclismo, cooper e natação. O que muda é a forma de execução dos exercícios – e não a duração do treino. O princípio básico é alternar os movimentos. O preparador físico faz apenas uma advertência: não é recomendado aplicar mais de uma dessas dicas por dia, sob o risco de sobrecarregar o corpo

CICLISMO
Colocar subidas no percurso. Na academia, recomenda-se programar o aparelho para simular trechos de ladeira
Procurar ficar na dianteira ao pedalar em grupo. Isso exige mais força do atleta, uma vez que nessa posição é necessário quebrar a resistência do ar
Porcentual médio de calorias que o atleta perde a mais no treino ao adotar uma das sugestões*: 22% (705 calorias no total)

COOPER
Alternar um minuto de corrida veloz com um minuto a um ritmo mais lento (por vinte minutos)
Correr em terrenos variados. Por exemplo: uma parte do treino na grama e a outra em piso de terra batida ou em pista de asfalto. Outra boa estratégia é incluir ladeiras no percurso
Porcentual médio de calorias que o atleta perde a mais no treino ao adotar uma das sugestões*: 32% (645 calorias no total)

NATAÇÃO
Variar o estilo para colocar em ação mais grupos musculares
Usar o palmar (espécie de luva) para imprimir mais esforço às braçadas
Intercalar dez tiros de 50 metros com seqüências mais vagarosas
Porcentual médio de calorias que o atleta perde a mais no treino ao adotar uma das sugestões*: 37% (384 calorias no total)

*O cálculo sobre o aumento do gasto calórico foi feito com base
em um treino de quarenta minutos

Fonte: http://veja.abril.com.br/150206/p_100.html