segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Check up anual de todos os esportistas

Renato Dutra
Professor de Educação Física
Treinador de Corrida
E-mail: renatodutra.chegada@gmail.com


Há exames médicos importantes que devem ser realizados anualmente por todos os esportistas. Muitos já conhecem o teste ergométrico, aquele que é feito na esteira, com aumento progressivo do esforço e monitoramento das ondas elétricas do coração, através do eletrocardiógrafo. O teste ergométrico é fundamental. Aliás, sem este exame não recomendo que ninguém se aventure a sair correndo por aí, sob o risco de um ataque ou um mal súbito. As arritmias (batimentos cardíacos irregulares), isquemia do miocárdio (suprimento de sangue insuficiente para o músculo cardíaco) são detectadas com o uso do teste ergométrico. Mas há outros cuidados que devemos tomar:

•  Ecocardiograma: é o ultra som do coração. Através dele o médico visualiza as cavidades e a espessura das paredes. Este exame é freqüentemente empregado na avaliação de pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou portadores de diversas doenças cardíacas como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, anomalias congênitas, entre outras. A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, o especialista pode identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

•  Hemograma: este analisa diversas variáveis do sangue, como as células responsáveis pela defesa do nosso organismo, transporte de oxigênio, glicemia (nível de açúcar no sangue), colesterol total, suas frações (LDL, HDL, etc.). É extremamente importante para avaliar a saúde do nosso organismo como um todo, se é necessário alguma intervenção medicamentosa ou mudar alguns hábitos alimentares, por exemplo.

•  Análise postural: geralmente feito por ortopedistas e fisioterapeutas, é um procedimento muito simples, porém muito negligenciado, apesar de sua extrema utilidade para o esportista. Com a análise postural é possível avaliar o risco de aparecimento de lesões e entender a causa de algumas dores. O exame consiste em uma análise da postura por meio do simetrógrafo (uma espécie de mapa quadriculado), que permite detectar assimetrias e desvios posturais.

Estes são os exames básicos, mas será seu médico quem deverá solicitá-los e até mesmo incluir outros, dependendo do caso. Há um consenso de que deve-se fazer um check up anual, mesmo na ausência de sintomas. Lembrando que atividade física faz muito bem e atenua os fatores de risco, mas não nos garante imunidade contra as doenças.

Fonte: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1287