terça-feira, 28 de outubro de 2008

Explicando o termo musculação

 

Não se sabe ao certo onde ou quem criou o termo "musculação". Musculação, que é a junção de "músculo – ação", é um termo que começou a ser usado no Brasil por volta da década de 1970 e que existe apenas nos países de língua latina. Em espanhol por exemplo, se diz "musculación".

É aí que começa uma grande confusão quando nós, professores e estudantes de musculação queremos estudar e pesquisar em inglês, ou visitar os países de língua inglesa.

O termo "musculação" não existe em inglês. Não existe algo como "musculation". Cuidado porque o termo "body building" não é sinônimo de musculação. Nesses países, a musculação é conhecida como treinamento com pesos ou treinamento de força. Termos que também são usados por aqui. 

Em inglês se diz: "weight / strength training" ou "resistance training". O termo "body building" em inglês significa o esporte fisiculturismo e treinar para hipertrofia muscular.

Portanto em inglês, nós não somos "body building teacher / coach", nós somos "weight / strength training teacher / coach". Cuidado com os livros de fisiologia e outros do gênero, onde musculação (treinamento de força ou com pesos), foi traduzido equivocadamente como treinamento de resistência. Esse treinamento de resistência não é musculação priorizando ganho de resistência, tampouco exercício aeróbio.

Voltando a história do termo "musculação". Antes da década de 1970, se usava o termo "halterofilismo", que está em processo de extinção. "Halterofilismo" significava fisiculturismo, basismo (levantamento olímpico e básico) e musculação (treinamento com pesos).

Nossos avós e parentes mais velhos ainda usam o termo "halterofilismo" para se referir à musculação. Agora vamos dissecar o termo "musculação":

Esse termo tem dois significados básicos:

1) Atividade física que utiliza contrações musculares vigorosas – nesse significado, qualquer esporte ou atividade física que utiliza contrações musculares vigorosas faz musculação. Exemplos: futebol, basquete, natação, vôlei, tênis, artes marciais, cortar lenha, carregar objetos pesados pela casa e assim por diante.

2) Forma de treinamento ou exercício físico – em quase cem por cento das vezes que as pessoas se referem à musculação, elas estão se referindo ao exercício físico com pesos, que é a forma de treinamento mais eficiente que existe para desenvolver a musculatura do ser humano.

Confesso que acho engraçado quando vejo praticantes de diversas modalidades esportivas e artes marciais, dizerem que não fazem ou não fariam musculação por aqueles motivos idiotas que nós conhecemos. Esses indivíduos fazem musculação quase que diariamente e nem sabem !

Para efeito de pesquisa e estudo, aqui estão os principais sinônimos para musculação: treinamento com pesos, treinamento de força, exercício resistido ou contra-resistência ou treinamento resistido ou contra-resistência.

Paulo Augusto Monteclaro Cesar Jr
pamcj@uol.com.br

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/colunistas_mostrar.asp?id=181&utm_source=boletim_eletronico&utm_medium=Edicao-186&utm_campaign=Colunas