sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Conheça a Fascíte Plantar

Fasciíte plantar é uma inflamação na fáscia, membrana que é uma das responsáveis pela manutenção do arco do pé. Este processo inflamatório ocorre em função de muita sobrecarga sobre esta estrutura, que pode ser excesso de peso corporal, excesso de impacto por aumento de volume ou intensidade de treino, calçados inadequados, terrenos muito acidentados e duros ou pressão excessiva no calcanhar no momento da pisada.

"O atleta deve consultar sempre um médico, pois, por ser um problema comum em corredores, qualquer dor nesta região do calcâneo pode ser diagnosticada erroneamente como fasciíte plantar. Porém há outras lesões que causam sintomas parecidos e precisam de tratamentos específicos, como lesão por estresse no calcâneo e até uma compressão nervosa", disse Dr. Mauro Dinato, médico especialista em cirurgia do pé, do Instituto Vita.

O médico faz o diagnóstico por exame clínico e histórico do paciente e, quando considerar necessário, pode utilizar exames como ressonância e ultrassonografia para quantificar a gravidade do caso. É importante que se dê início ao tratamento o mais rápido possível, para que não tenha de interromper as atividades por um longo período.

O tratamento para fasciíte plantar dura em média, de 3 a 6 semanas e inclui:

- Interromper as atividades;
- Utilizar antiinflamatório;
- Realizar fisioterapia;
- Alongamentos;
- Gelo;
- Terapia de ondas de choque;
- Em casos extremos, pode até ser necessário um processo cirúrgico.

Fonte Dr. Mauro Dinato
Médico do instituto Vita especialista em cirurgia do pé e medicina esportiva.