sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Entendendo o tecido muscular


O Tecido muscular esquelético atua, principalmente, de modo voluntário, por ter sua atividade controlada voluntariamente por neurônios (células nervosas) que fazem parte da divisão somática (voluntária) do sistema nervoso. Cerca de 40% do corpo são compostos por músculos esqueléticos, esses são formados por numerosas fibras, com diâmetro variando entre 10 e 80μ. 
Cada uma dessas fibras, por sua vez, é formada por subunidades sucessivamente menores. A fibra muscular contém de várias centenas a vários milhares de miofibrilas, possuindo cerca de 1500 filamentos de miosina e cerca de 3000 filamentos de actina, essas são grandes moléculas polimerizadas de proteína, responsáveis pela contração muscular. Apresentando a miosina, filamentos grossos, enquanto a actina possui filamentos finos. Esses filamentos ficam parcialmente interdigitados, fazendo com que a miofibrila apresente faixas claras e escuras. As fibras musculares não são idênticas, em composição e função. Elas variam em conteúdo de mioglobina. Quando a mioglobina possui alto teor, a fibra muscular é vermelha e quando o teor é baixo ela é classificada como fibra muscular branca. A fibra muscular vermelha é lenta, porque a ATPase e a cabeça da miosina, hidrolisam o ATP com velocidade relativamente lenta e por terem ciclo de contração ocorrendo mais lentamente que nas fibras "rápidas". 
Contudo elas são resistentes à fadiga muscular, sendo capazes de produzir contrações prolongadas e sustentadas por muitas horas. Essas fibras são adaptadas à manutenção da postura e para atividades de resistência, como a corrida de maratona. As fibras "rápidas" ou brancas, tem maior diâmetro, contêm maior numero de miofibrilas e podem, assim, gerar contrações mais potentes. Essas fibras possuem grandes quantidades de glicogênio, gerando ATP, principalmente por glicólise. 
Devido às suas dimensões, as fibras contraem com força e rapidez. As fibras de abalo são adaptadas para movimentos anaeróbicos de curta duração, como levantamento de peso, mas fadigam rapidamente.