quarta-feira, 15 de abril de 2009

Duplas explosivas

Esporte e dor não combinam – mas andam juntos. Drible esse problema


A regra: se você se exercitou e sentiu dor ou se machucou, dê uma parada. "Dor é sinal de que há algo errado. É comum as pessoas acharem que ela tem que ser superada, mas ela deve ser ouvida", avisa Mauro Vaisberg, médico do esporte do Hospital Samaritano, em São Paulo. Se até os craques do futebol tiram uma pausa, por que não você? Aliás, amadores ficam muito mais tensos (e menos aquecidos), o que já aumenta o risco de lesão. Veja os estragos mais freqüentes de cada esporte e fique esperto quando eles derem as caras para você.

Hérnia de disco X Tênis
>> Alerta: a cintura sofre força de torção. Correr e brecar de repente exige muito da lombar (aumenta o impacto no disco intervertebral).
>> Conselho amigo: reforce a musculatura abdominal, lombar e da cintura pélvica com musculação. "O que protege a coluna é a musculatura", lembra Vaisberg.
>> Se a coisa complicar: se a hérnia comprimir a raiz de um nervo, pare por dois meses. Volte com reforço muscular ou caminhe dentro d'água.

Lesão no joelho X Futebol
>> Alerta: homens se transformam (e se transtornam) em campo - lembre-se da tensão. "A mudança do pé de apoio pode levar a uma força de rotação no joelho, machucando a área", diz Vaisberg.
>> Conselho amigo: jogadores não profissionais usam mais a musculatura anterior, facilitando o desequilíbrio muscular. Na academia, invista em exercícios para a posterior, como sti- e mesa . exora.
>> Se a coisa complicar: trate com medicamentos e reabilitação. Senão, vai acabar com artrose e outros problemas no futuro.

Problemas de ombro e tornozelo X Vôlei
>> Alerta: a cortada força os ombros e membros superiores. Queda de mau jeito pode afetar os tornozelos.
>> Conselho amigo: reforce a musculatura da escápula (a popular asa) e faça um bom trabalho de alongamento e relaxamento. "Se você entra na quadra relaxado para praticar o esporte, o risco de ter lesão é menor", alerta Vaisberg.
>> Se a coisa complicar: pare na fase aguda, trate com gelo e depois faça sessões defisioterapia.

Otite X Natação
>> Alerta: bactérias irritam o canal auditivo, causando a infecção. E dói!
>> Conselho amigo: procure um otorrinolaringologista e faça um protetor de ouvido de silicone.
>> Se a coisa complicar: você vai limpar o canal e tomar antibióticos.

Torções X Corrida
>> Alerta: pisar em falso pode fazer você torcer o tornozelo.
>> Conselho amigo: tênis com amortecimento e que corrigem sua pisada diminuem o risco de lesão de tornozelo. Alongue bem.
>> Se a coisa complicar: visite o ortopedista e interrompa a atividade física temporariamente.