sexta-feira, 17 de abril de 2009

Um brinde à saúde


O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do estado em promover a saúde pública. Sou das pessoas que acreditam no dever de cuidar de nosso maior patrimônio, a saúde. Sei que a maioria tem demonstrado um grande descaso em relação ao tema, com diversas populações aumentado o índice de sobrepeso, fatores de risco e outras doenças geradas pelo sedentarismo. Até as crianças estão piorando seus hábitos e diminuindo condições de saúde!

Recentemente estive presente em uma prova de corrida e, além da presença de mais de 10.000 corredores e caminhantes, observei algo que me saltou aos olhos: os portadores de necessidades especiais, como cadeirantes, amputados, deficientes visuais, etc. Algumas provas tem demonstrado grande respeito por estes praticantes, disponibilizando horários de largada diferenciados e guias para acompanhar alguns deles durante o percurso.

Quando vejo pessoas com limitações físicas severas se exercitando, penso: "Tenho a obrigação - o dever - de tratar com respeito o meu corpo e minha saúde, que estão em perfeito estado!" No vídeo abaixo, um indivíduo amputado nas duas pernas consegue e faz questão de correr. É no mínimo inspirador.

Quando fazemos um brinde, geralmente dizemos: Saúde!. É isso. Façamos um brinde diário à nossa saúde - movimentando nosso corpo.

Por Renato Dutra

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/