domingo, 24 de maio de 2009

Saúde: alimentação & água

Os aliados da boa saúde


Há muito cientistas e médicos vêm estudando e atestando a propriedade de certos alimentos para a saúde

Capa do livro Alimentos: O melhor remédio para a boa saúde, de Jean Carper
Os alimentos podem, sim, atuar na prevenção e até na cura. Eu indico três livros sobre o tema: Alimentos Que Curam, de Paulo Eiro Gonsalves, Cura Popular pela Comida, do Dr. Flávio Rotman e Alimentos: O melhor remédio para a boa saúde, de Jean Carper. Todos contêm dicas preciosas sobre o assunto. Considere livros de cabeceira, para eventuais consultas.

O médico nutrologista João Curvo deu essa espécie de "mapa da mina" (ou da geladeira!), com as propriedades de certos alimentos. Confira algumas delas:

Frutas amarelas: como mamão, manga, pêssego, damasco e nectarina são ricas fontes de betacaroteno (pré-vitamina A), um pigmento antioxidante que retarda o envelhecimento celular.

Frutas ricas em vitamina C: acerola, caju, laranja, tangerina, limão, carambola, maracujá são antioxidantes que estimulam a imunidade.

Uvas, principalmente as roxas, são aliadas na prevenção de doenças cardiovasculares
Uvas: principalmente as roxas, são ricas fontes de vitamina C e resveratrol, que ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares.

Frutas vermelhas: como cereja, morango, framboesa e amora são ricas em pigmentos antioxidantes. Elas melhoram a memória e a atenção, além de serem estimulantes e evitarem a agregação plaquetária (formação de coágulos).

Tomate e melancia: são fontes ricas em licopeno, um antioxidante "varredor" de radicais livres.

Vegetais do grupo das crucíferas: como brócolis, couve-flor, couve, couve-de-Bruxelas, repolho e espinafre, são ricos em betacaroteno, potássio e sulforafane (substância indicada para a prevenção do câncer de pulmão e mama).

Salada crua de hortaliças:
são fontes ricas de betacaroteno, magnésio, cálcio e fibras. Previnem câncer de intestino e a absorção intestinal das gorduras e colesterol. Além disso, as saladas de rúcula, acelga, endívias e alface são indicadas para diminuir tensões e irritações.

Azeite: previne doenças obstrutivas coronarianas e é fonte de vitamina E. Também ajuda no funcionamento do intestino.

Nozes e outros tipos de castanhas são boas para evitar a compulsão por doces e manter o peso

O azeite é fonte de vitamina E e auxilia no bom funcionamento do intestino
Soja: indicada para a prevenção de câncer (em intestinos, próstata e mama) e de doenças coronarianas. A soja ajuda a diminuir o LDL, o chamado colesterol ruim. Pode ser consumida na forma de tofu, leite de soja e proteína de soja.

Iogurte e coalhada: fontes de cálcio e de lactobacilos. Os lactobacilos colaboram para a melhor qualidade da flora bacteriana intestinal, previnem câncer do cólon e do reto, além de fortalecerem o sistema imunológico.

Peixes: fontes de ômega 3, óleo essencial que ajuda no controle do colesterol e triglicerídeos.

Além dessas dicas, acabei descobrindo outras sobre os estragos que a falta de certos alimentos pode causar. Olha só que interessante:

Você sabia que se tem dificuldade para se livrar dos quilinhos a mais pode estar com falta de ácidos graxos essenciais e de vitamina A? Para corrigir isso, basta comer mais cenoura e salmão.

Já aqueles que penam com a retenção de líquidos, que na verdade é um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio, podem apelar para a água de coco, azeitonas, ameixas, nozes, acelga, amêndoa, além do coentro e do pêssego.

Tomate e outras leguminosas também são aliados da boa saúde
E se, como eu, você é uma "formiguinha",  com compulsão por doces, isso pode indicar a deficiência de cromo no organismo. Onde obtê-lo? Em cereais integrais, nozes, centeio, banana, cenoura e espinafre.

Outra possível causa de quem vive lutando com a balança é a falta de iodo, que pode levar ao hipotireoidismo. Ele faz com que a pessoa ganhe peso sem motivo aparente. Para repor o iodo, algas marinhas, cenoura, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

E sabe aquela fraqueza, indisposição e mal-estar, que tiram a vontade de fazer qualquer coisa? Ela pode ser indício de falta das vitaminas A, C, E e de ferro. Assim, invista em verduras, frutas e carnes magras.

O salmão é um peixe rico em Ômega 3, que ajuda a diminuir as taxas de colesterol e triglicerídeos

Frutas vermelhas: ricas em pigmentos antioxidantes e melhoram a memória
Se os exames indicarem colesterol e triglicerídeos altos, calma. Basta incluir sardinha, salmão, abacate e azeite de oliva em sua dieta.

Para câimbras e dores de cabeça constantes, vale investir em banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola e laranja, além de água, muita água.

Aliás, este precioso líquido é mesmo o "dono da vida". Estudos cabalísticos indicam que a água é o elemento existente na Terra que mais se assemelha à essência divina do Criador, à matéria-prima da Luz.

Uma pessoa deve ingerir, diariamente, de 30 a 35 ml de água por quilo de peso corporal
De acordo com a Cabala, a água carrega os segredos da cura, longevidade e, eventualmente, a realidade da vida eterna para a espécie humana. Eles acreditavam que a hidratação espiritual e física do corpo humano era a chave para a regeneração das células e a imortalidade do corpo físico.
A água ajuda o corpo a metabolizar a gordura armazenada no organismo, o aumento de consumo de água na verdade reduz os depósitos de gordura no corpo. De acordo com o endocrinologista americano Donald S. Robertson, os rins não podem funcionar adequadamente sem um volume apropriado de água.
Vale lembrar que devemos ingerir, diariamente, de 30 a 35 ml de água por quilo de peso corporal. Por exemplo: quem pesa 70 quilos deve tomar até 2,1 litros de água por dia. Assim, sempre aceite um copo de água...

Sem a água, o planeta Terra certamente não existiria e você não estaria lendo este texto...