domingo, 10 de maio de 2009

Tipos de proteínas

Tipos de Proteína:

1 - Lactoalbumina ou Whey Protein

A origem das lactoalbuminas de hoje tem uma historia interessante, ela é uma proteína encontrada no leite, ou mais especificamente no soro de leite, (soro é aquele líquido que sai quando se coalha o leite para fazer queijo). 

. Depois de extraido do leite da vaca o soro de leite (20%) é separado do coalho (80%), existem vários processos de fabrico desde:

- Isolado e Concentrado (por separação iónica, microfiltração, hidrolização, ultrafiltração, etc...)

. A Whey Protein possui a concentração mais alta (23-25%) de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) que qualquer outra fonte de proteína. Este conteúdo de BCAA'S é especialmente interessante para atletas porque são os primeiros aminoácidos sacrificados durante o catabolismo muscular.

. A Whey Protein tem a capacidade de aumentar a produção endógena de Glutationa. A Glutationa é um antioxidante muito poderoso e tem um papel muito importante no sistema imunológico.

. Devido a seu excelente perfil de aminoácido, solubilidade e digestibilidade; a Lactoalbumina tem um valor biológico muito alto VB. 

. Uma das propriedades funcionais mais interessantes da Whey Protein para os atletas de fisiculturismo é sua habilidade para estimular a produção de IGF-1 (insulina como factor de crescimento).

. A Whey Protein tem um perfil baixo no aminoácido Fenilanina (um amino essencial), o que poderia limitar o seu valor biológico funcionalmente falando em algumas medidas.

. A Whey Protein também é mais baixa em Arginina e Glutaminina (aminoácidos condicionalmente essenciais) quando comparada com caseína e soja.

2 - Caseina

. A Caseína vem sendo usada desde os primórdios da suplementação para atletas, e sem dúvida tem uma alta qualidade de aminoácidos e possui algumas propriedades funcionais inigualáveis. Este tipo de Proteina é extraido do caolho do leite de vaca.

. A Caseína pode ajudar a regular o tempo de trânsito de proteínas pelo intestino porque tende a formar um "gel". Isto reduz a velocidade de passagem e pode ajudar na absorção de aminoácidos, peptídeos e proteínas inteiras pela parede intestinal devido a uma exposição estendida. Maior absorção de proteínas ajuda aos atletas a suprir suas necessidades de aminoácidos diárias.

. A caseína tem um conteúdo de Glutamina muito alto, em torno de 20,5%. Valor mais alto que em Whey, Soja e Ovo. Concentrações altas deste amino, especialmente na forma de peptídeos como encontrado na caseína, pode ajudar e muito o músculo durante treinamento intenso e durante fases de dietas.

. A Caseína poderia ser classificada como a proteína mais excitante devido a sua relação de Tirosina para Triptofano de quase 5:1. A Tirosina é o aminoácido pré-cursor dos neurotransmissores de excitação no cérebro enquanto que o triptofano é de relaxamento, considerando isto, a caseína pode lhe estimular para as sessões de treinamento.

. A Caseína também possui um nível muito bom de amino Glucogênicos, incluindo Treonina, Glutamina e Arginina. Os amino Glucogênicos se doam para a produção de glicose e energia durante o exercício e demonstram um benéfico efeito anti-catabólico no músculo.

. A Caseína não tem um nível muito alto de BCAA'S como a Lactoalbumina.

. Fontes naturais de caseína tendem a ter um alto percentual de sódio e lactose

3 - Proteina de Soja

. O nome desta proteína é PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA (e o nome comercial e registrado é SUPRO•) e contem mais de 90% de proteína.

. A Proteína Isolada de Soja ostenta o maior percentual de BCAA'S, Glutamina e Arginina. Estes 5 amino compõem cerca de 36.2% do produto. Sendo que a Glutamina sozinha conta cerca de 19.1%, esta forma de aminos podem ser particularmente úteis aos atletas durante uma fase de dieta.

. Uma grande quantidade de estudos mostraram que uma ingestão regular de Proteína Isolada de Soja pode aumentar a produção endógena de Tiroxina(T4), hormônio estimulante de tiróide (TSH) e Triodotironina(T3), e manter a insulina estável quando comparada com outros tipos de proteína como caseína e proteínas de peixe. A Tiroxina é o principal regulador da taxa metabólica, ou seja, mais Tiroxina mais rápido o metabolismo. 

. Este suporte é bastante útil para atletas em fase de definição muscular quando se tenta perder o máximo possível de gordura corporal. Uma pesquisa mostrou que a proteína isolada de soja causou uma maior retenção de nitrogénio e maior perda de gordura corporal, durante uma fase de pouca ingestão calórica quando comparada com Caseína.

. Muitos produtos de Soja no mercado contém somente Proteína concentrada de Soja e este tipo não oferece o perfil de nutricional de alta qualidade que a Proteína Isolada oferece. 

. Um modo de estar seguro da qualidade da proteína é verificar no rótulo se o nome da proteína de Soja é Suproâ, porque esta é a marca registrada que oferece todos os benefícios, pois existe uma grande diferença entre ISOLADA E CONCENTRADA.

. Proteína Isolada de Soja contém um perfil baixo de Metionina, um aminoácido essencial que pode baixar a bioavaliabilidade da proteína como um todo.

4 - Albumina

. A de mais alta qualidade por quase trinta anos. Mas todo este reconhecimento deveu-se quase que exclusivamente a seu perfil de aminoácidos muito forte. Pois antigamente as proteínas eram julgadas somente pelo critério aminoácidos. Havia pequeno conhecimento sobre Whey Protein e sobre Proteína Isolada de Soja, então assim a albumina reinou absoluta. 

. Excelente perfil de aminoácido.

. A proteína de ovo não oferece realmente nenhuma propriedade funcional benéfica.

. O preço das albuminas de ovos hoje custa o mesmo que proteínas mais novas e mais eficazes.

Considerações

Concluímos então que não existe uma proteína perfeita, mas que todas se complementam....sendo assim necessário, mesmo dentro dos vários tipos de proteína, uma alimentação variada, para conseguirmos obter o máximo rendimento de toda a nossa alimentação. 

De todas as proteínas, a mais usada pelos fisiculturistas (sendo uma proteína de absorção rápida para um pós-treino) é a Lactoalbumina ou Whey Protein.