segunda-feira, 3 de agosto de 2009

As novas e não tão novas feras do O 46º Campeonato Paulista de Fisiculturismo

Saiba mais sobre os grandes atletas de fisiculturismo no Brasil

Dário Rubens Ferreira (Tony)Por Dário Rubens Ferreira (Tony) (tonymass@ajato.com.br)
Preparador Físico, CREF 044358-P/SP
Campeão Paulista de Fisiculturismo

Na fria noite de sábado, o Ginásio Mauro Pinheiro no Ibirapuera, aqui em São Paulo, foi o palco do 46o Campeonato Paulista de Fisiculturismo e Fitness pela IFBB.

Atletas de renome nacional marcaram presença e prestigiaram o evento no dia 27 de junho de 2009. Entre muitos, compareceu Samuel Vieira Jr, o sempre simpático Samuca para os amigos, Julio Cesar Balestrin, com grande volume de massa física, Luana Muttoni com sua beleza e charme. Participou das premiações, a carismática Valeria Abrobato, o Norton James com suas poses no clássico estilo do grande Lee Labrada. Também prestigiaram o evento José Carlos Dos Santos, Roberto Bueno, Venilson Sobrinho, participantes do corpo de arbitragem.

Amado MouraEm todas as categorias pude notar que havia atletas de todos os níveis. Alguns participantes pela primeira vez, e outros já veteranos, como Amado Moura, participavam há muito tempo. Amado Moura, com a sua bela linha sagrou-se campeão da categoria máster. Aliás, esta categoria teve como destaque o atleta Antonio Vidal com seus 56 anos, que recebeu premiação especial. Percebi que ele tinha estilo e talento em suas poses durante a apresentação, gostei de ver! Muitos deles não sabiam executar as poses de maneira correta. Alguns demonstravam muita força ao executar suas poses.

A meu ver as poses devem ser executadas de maneira suave, sem demonstrar o esforço do atleta. Devemos lembrar que na verdade um campeonato de fisiculturismo é um campeonato de poses! Expressão, forma, proporção onde a imagem resultante conta no computo final. Onde se avalia a melhor e a pior forma de cada atleta demonstrada na pose.

Alem da dieta e do treino, cada atleta deveria dar muita atenção a sua apresentação, ao escolher a música de acordo com o seu estilo pessoal, e de seu tipo físico. Sua apresentação deve ser praticada muitas e muitas vezes, assim como as poses compulsórias, onde serão avaliadas pelos árbitros. Desta forma o atleta ficará mais confiante perante o público e os outros competidores.

Portanto quando o atleta inicia sua apresentação, aquele momento passa a ser o seu momento. O seu instante de mostrar toda sua plástica, beleza, simetria, definição, e carisma. É o momento, ou seja, todo o seu talento, trabalho e dedicação de meses e meses convergem numa única noite. A noite em que poderão realizar seus sonhos: de consagrarem-se verdadeiros campeões!

João BispoLembro que em 2003 fui campeão paulista de novos pela NABBA. Minha categoria era a classe 3. Fui preparado pelo grande atleta João Bispo, grande no físico, como também grande em seu coração. Realizei alguns treinos em sua academia a Mundo animal, aliás, quem tiver a oportunidade de conhecer não ira se arrepender. Ele costumava dizer: "aqui tem as máquinas pra deixar os caras grandes!" e tinha razão. La eu cresci e aprendi alguns de seus segredos. Segredos de um verdadeiro mestre. Ao guiar os meus treinos em sua academia, ele dizia: "vai Darinho... Mais uma." "Acredita garoto!" Eu acreditei e ganhei. Também costumava dizer que eu tinha potencial e não deveria parar de competir. Fica aqui o meu muito obrigado ao João Bispo. Quem sabe algum dia eu faça o meu retorno aos palcos.

Não posso deixar de mencionar as homenagens feitas ao rei do pop o nosso recentemente falecido Michael Jackson. Achei bem bacana da parte dos atletas suas apresentações usando as músicas do Michael. Aliás, alguns deles também arriscaram alguns passos de maneira bem humorada e divertida. Foi um bom entretenimento a nós que estávamos na platéia. Aqui vãos os meus parabéns a esses atletas "artistas" pela iniciativa!

Paulo LimaAgora vamos falar um pouco sobre o supercampeão da noite. Exato, este que você está ai pensando enquanto le este artigo: ninguém menos que Paulo Lima. Na hora de sua apresentação, eu estava sentado entre amigos que não via há tempo. E tudo o que eu ouvia dos espectadores era: "nossa olha só o glúteo, dele... fibrado!" "E o posterior da perna! Inacreditável!" Alguns até falavam: "Esse cara é fora de série." De fato é. Sem contar que sua simetria é muito bem construída. Mereceu a vitória com todas as honras em sua categoria, e também na categoria overall. E no final de sua apresentação, destacou-se uma bela cena que acredito ninguém espera. O Paulo e seu filhão, lado a lado, fazendo poses para as fotos. Iguais nas posses, iguais na sunga. Só não iguais em volume. "Mas o Paulo que se cuide."

Agora vamos aguardar o próximo campeonato que será realizado no Ibirapuera. O mesmo lugar em que foi realizado o Campeonato Paulista, no Ginásio Mauro Pinheiro. Será o 40o campeonato Brasileiro de fisiculturismo e fitness pela IFBB dia 8 de agosto de 2009. Com as prévias tendo o seu inicio às 10 horas da manhã e as finais as 19 horas. Estarei la para apreciar e colher informações de todos vocês! Por acaso será que vocês têm um favorito? Qual foi mesmo o nome que eu ouvi? Boa sorte a todos os atletas guerreiros que lá estarão.

==============================================

Fontes das imagens:

http://www.amadomoura.com/images/background2.gif
http://picasaweb.google.com/lh/photo/PWjpdpamfPrvqy9DYvMkkA
http://www.orionlab.com.br/IMG/Paulo%20Lima%20un.jpg

==============================================

Fonte do texto: http://fisiculturismo.com.br/newsletters/materias/campeonato_paulista_fisiculturismo.php