quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A batalha do Mr. Olympia 2009 em Las Vegas promete

Os enormes fisiculturistas Dexter Jackson, Jay Cutler, Phil Heath e outras feras irão disputar o campeonato mais importante do fisiculturismo nos dias 24 a 27 de setembro em Las Vegas - EUA

A batalha do Mr. Olympia 2009 em Las Vegas promete

E o novo Mr. Olympia é...! 
Pois é pessoal, isso é justamente o que nós queremos saber. Em 2008 o simétrico Dexter Jackson levou a melhor sobre o então Mr. Olympia Jay Cutler, até aquele momento o grande. Dexter mostrou que simetria e qualidade vencem o volume. E tenho certeza que este será seu ponto chave para manter seu título. Mas haverá também os concorrentes que estão vindo à todo vapor!

Vejamos abaixo a listas das "crianças" já classificadas para o Mr. Olympia 2009.

Jay Cutler - USA
Dexter Jackson – USA
Darrem Charles – Trinidad 
Moe Elmoussawi – Nova Zelândia
Ahmad Haidar – Líbano
Markus Ruhl – Alemanha
Dennis Wolf – Alemanha
Hidetada Yamagishi – Japão
Branch Warren – USA
Silvio Samuel – Espanha 
Victor Martinez – Republica Dominicana 
Phil Heath – USA 
Kai Greene – USA
Toney Freeman – USA
Evan Centopani – USA 
Troy Alves – USA
Fouad Abiad – Canadá
Dennis James – Alemanha 
Michael Kefalianos – Austrália 
Ronny Rockel – Alemanha
Ben Pakulski – Canadá
Martin Kjellstrom – Sweden 
Melvin Anthony – USA

Agora vamos dar uma rápida olhada em alguns deles. Começando com o Germany GIANT Markus Ruhl. Ele que é uma figura carismática e não competiu no Mr. Olympia de 2008, retornará aos palcos do Mr. Olympia de 2009, com seu tamanho descomunal, especialmente peitorais e deltóides. Esperamos que venha na melhor de sua forma, e com grande qualidade! E que fique entre os top Ten!

Kai Greene: Este cara tem melhorado ano após ano, e tem mostrado todo seu potencial, ao fazer suas performances com passos bem diferentes, e com aquele cabelo ao estilo Predador, aliás ele vem rasgado até o osso. Quando aparece, lembra o alemão falecido Andreas Munzer, que em minha opinião foi o fisiculturista mais rasgado do mundo. O pessoal que se cuide, pois acredito que Kai Greene fique entre os tops six. Fiquem atentos a este nome.

Kai Greene

Jay Cutler: Em primeiro lugar tenho que tirar o chapéu para ele, pois ficou em segundo lugar atrás de Ronnie Coleman nos seguintes anos: 2001, 2003, 2004, 2005, e então após muita dedicação e trabalho duro, finalmente em 2006 tirou o Mr. Ronnie Coleman do seu trono! Mas em seu segundo título de Mr. Olympia que foi em 2007, ja não veio tão bem como em 2006. Em minha opinião, acho que ele tem que rasgar mais e não se preocupar tanto com volume, que aliás, isso ele tem de sobra. Agora aqui entre nós queridos leitores, as dúvidas pairam sobre o Mr. Jay... Será que ele vai conseguir recuperar o título que já foi dele um dia? Será que ele vai chegar realmente rasgado como um Mr. Olympia deve chegar? Pois é... Estas perguntas não sei responder, mas acredito que ele irá usar todo o seu arsenal, e que se cuide muito bem porque desta vez a disputa será duríssima. Boa sorte Jay Cutler!

Jay Cutler

Phil Heath: Que par de braços hein? Foi à primeira coisa que eu reparei quando dei uma olhada nas suas fotos, alias antebraços também. Este é mais um nome para ficar atento, afinal ele que em 2008 foi terceiro lugar no Mr. Olympia, segundo lugar no Arnold Classic, e vencedor do Ironman Pro. Ele que pra quem ainda não sabe, decidiu colocar o basquete de lado e se dedicar ao fisiculturismo, e hoje está entre os melhores do mundo, vamos ver como irá se sair no Mr. Olympia de 2009. Também acredito que irá ficar entre os top six.

Phil Heath

Dexter Jackson: O atual Mr. Olympia terá uma dura tarefa, que será a defesa de seu título pela primeira vez. Afinal, nomes como Kai Greene, Phil Heat, Toney Freeman, Dennis Wolf, Victor Martinez e é claro Jay Cutler, serão ameaças diretas contra ele. Mas ainda continuo apostando em suas melhores armas: sua simetria e sua qualidade. Acho que ele não ira decepcionar, e chegará em grande forma, digno de um verdadeiro Mr. Olympia. Apesar de que cada ano é uma história diferente, mas vamos aguardar para conferir. Boa sorte para Dexter Jackson.

Dexter Jackson

Também teremos a presença de alguns estreantes neste Mr. Olympia. Eles são Michael Kefalianos e Martin Kjellstrom.

Michael Kefalianos: Tem como ponto forte suas pernas, com um bom desenvolvimento de posterior de coxa. Mas acredito que precisa mais de costas, especialmente nas poses de expansão de dorsais, tanto de frente quanto de costas, e também precisa de mais volume nos braços.

Michael Kefalianos

Martin Kjellstrom: Boas pernas, bons braços, e ombros. No geral ele impressiona com seu volume, mas quando vira de costas, é melhor virar de frente de novo. De qualquer forma, agente só vai saber de fato no dia "D", quando irá mostrar todo seu trabalho duro, de meses e meses de preparação.

Martin Kjellstrom

202 Showdown. A nova categoria

Agora vamos falar sobre a nova categoria, a 202 SHOWDOWN que teve o seu inicio em 2008 quando perceberam que vários atletas não precisavam ter 120 kg ou mais para entrarem no hall da fama, como os maiores do fisiculturismo. Cito alguns nomes: Danny Padilla, Frank Zane, Franco Columbo, Ed Corney, Samir Bannout, Rich Gaspari, Lee Labrada e é claro o meu favorito o grande Shawn Ray. Estes atletas têm em comum o fato de não serem tão volumosos como, os já hoje veteranos Nasser El Sombaty, Paul Dillet entre outros, ou todos os monstros da atualidade.

Portanto, acho muito boa a idéia desta categoria, porque valoriza atletas abaixo dos 100 kg. O que mostra uma vez mais, que simetria e qualidade vão muito além do volume.

Vamos aos nomes dos qualificados desta categoria.

Jason Arntz – USA
Kris Dim – USA
Mark Dugdale – USA
Charles Dixon – USA
(Eduardo Da Silva Correa – BRASIL)
Stan MacQuay – USA
Kevin Inglês – USA
Daryl Gee – USA
Jhon Hogson – REINO UNIDO
Tricky Jackson – USA
Lee Powell – REINO UNIDO
David Henry – USA

Ao olharem cuidadosamente os nomes da lista acima vocês devem ter notado que teremos pela segunda vez a presença de um brasileiro em um Mr. Olympia, pois como todos já devem saber tivemos o grande Luis Otavio de Freitas no Mr. Olympia de 1988. E agora teremos o nosso Eduardo Correa. Mas antes de falar do nosso campeão, vamos dar uma olhada em seus oponentes.

Jason Arntz: Com seu quarto lugar em 2008. Possui boas pernas, cintura fina e bons ombros, porém carece de braços e também de costas mais volumosos, especialmente no meio de costas.

Jason Arntz

Kevin Inglês: Este atleta se saiu bem em 2008 ficou em segundo lugar atrás do campeão o David Henry. Kevin tem um bom braço e bom peito, mas ainda não o vejo como campeão, apesar de que é bom ficar de olho neste nome. Afinal a gente nunca sabe o que pode acontecer.

Kevin Inglês

Mark Dugdale: Este também fará a sua estréia nesta nova categoria esse ano. Tem boa simetria, diria que ele se apresenta sempre bem trincado, glúteos fibrados, boa separação de quadríceps, bom peito, bom ombro, mas falta mais volume de braço e costas. Entretanto no geral possui um bom shape.

Mark Dugdale

David Henry: Se tem algum atleta a ser batido nesta categoria acredito que será este, que chegará neste Mr. Olympia como campeão fazendo a sua primeira defesa. Este que é conhecido pelo nome de Dave "The Giant Killer" Heny. Como ponto fraco acredito seja sua perna, que precisa mais volume, porque no resto ele está muito bem. Tenho certeza que chegará em forma, para a grande noite.

David Henry

Agora, O grande Eduardo Correa. Esse garoto que hoje está na terra do Tio Sam certamente carrega com ele o sonho de muitos atletas brasileiros, que assim como eu um dia sonharam e muitos ainda sonham em se tornar um fisiculturista profissional. Só por ter alcançado o nível de um atleta profissional já está de parabéns! E este ano fará a sua estréia nos palcos do Mr. Olympia. Ele vem obtendo bons resultados. Em 2008 venceu o Md Classic e o Arnold Classic amador, e recentemente em 2009 venceu o IFBB Pittsburgh Pro 202 e quarto lugar no New York Pro 202.

Eduardo Correa

Dos nomes que destaquei acima, em minha opinião acho que David Henry e Mark Dugdale são os atletas que ele deverá se preocupar mais. Porém vale lembrar que o nosso garoto também vai chegar com tudo! Tem muita densidade simetria e ótima qualidade. Gostaria de falar em nome de todos os atletas brasileiros e também meus queridos leitores de boca cheia: BOA SORTE Eduardo Correa! Esperamos que faça uma ótima estréia. Tenho certeza que tudo vai dar certo. E saiba que você já é o nosso GRANDE CAMPEÃO.

Quero apenas lembrar que o campeonato Mr. Olympia é o evento máximo da musculação, desde 1965 quando teve como o primeiro vencedor do Mr. Olympia, o Mr. Larry Scott. Ele venceu em 1965 e 1966. Portanto acredito ser uma honra para todos os atletas participarem deste campeonato aberto apenas para os grandes campeões. O Mr. Olympia deste ano será realizado nos dias 24, 25, 26 e 27 de Setembro em Las Vegas. Então fiquem ligados para as surpresas que reservam este fantástico evento.

 Por Dário Rubens Ferreira (Tony) (tonymass@ajato.com.br)

Preparador Físico, CREF 044358-P/SP
Campeão Paulista de Fisiculturismo