quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Jay Cutler vence, faz história, e retorna ao seu trono de Mr. Olympia

Saiba o que houve de melhor no Mister Olympia de 2009

Por Dário Rubens Ferreira (Tony) 
Preparador Físico, CREF 044358-P/SP
Campeão Paulista de Fisiculturismo

Apresentado por Bob Chicherillo, o Mr. Olympia 2009 teve algumas surpresas. Puxa então ele é o...? Calma, vamos deixar o melhor para o final.

Na categoria 202 Showdown, no meu ponto de vista fiquei um pouco decepcionado. Porque primeiro percebi que não teve uma apresentação individual com as musicas, e as habituais rotinas de poses de cada um. Os atletas eram chamados e alinhados ao lado no palco, e cada um deles seguia ao centro e fazia três ou quatro poses e só. Veja bem, estou falando das finais desta categoria. E na hora da premiação, que fiasco! Aliás, acho que o corpo de arbitragem precisa de óculos, talvez eu mande os meus para eles. Vamos a apreciação dos top 5 desta categoria.

Kevin English. Não sei se vocês se lembram, na outra matéria, quando mencionei que não via este competidor como o campeão, sentia que ele não seria o atleta em condições ideais para ganhar o título desta categoria. Mas, como cada ano e cada campeonato tudo pode acontecer, acreditem, ele ganhou. E para a minha surpresa, com um shape que não me agradou muito e com um abdômen liso levou a melhor sobre o David Henry ficando em primeiro. Aliás, Kevin pra mim só tem um que é, KEVIN LEVRONE O GRANDE os outros Kevins por ai são conversa fiada.

Kevin English

David Henry. Com um shape superior, super trincado, ótima proporção, ficou em segundo lugar. Que coisa, como pode ser isso? Pois é, são coisas dos campeonatos, que aliás, nem sempre vence o melhor. Mas parabéns para David Henry que pra mim foi o legítimo campeão.

David Henry

Eduardo Correa. Estreou muito bem, mas ficou em terceiro lugar. Bem volumoso, com a perna fibrada, peitoral maciço e um bom par de braços seguido de costas bem marcadas. Parabéns ao nosso grande campeão, e acredito que no próximo ano virá ainda melhor!

Eduardo Correa

Mark Dugdale. Quarto lugar para este atleta de ótimo conjunto, boa densidade, e glúteos estriados. No geral ele estava muito bem, e assim como ele, também não achei justa sua colocação.

Mark Dugdale

Flex Lewis. Também possui boa linha, bons braços, e no geral estava bem. Mas, entendo que faltou secar mais, porém ele é o tipo do atleta que vai dar trabalho pra turma se chegar bem seco e rasgado. Vamos esperar como ele vira nos próximos eventos.

Flex Lewis

Mas na verdade acho que esta categoria não foi julgada de forma muito correta. Se eu fosse dar as colocações, seria assim: quinto lugar Flex Lewis, em quarto lugar o tal Kevin English, em terceiro lugar Mark Dugdale, em segundo lugar EDUARDO CORREA! E em primeiro lugar, continuaria sendo o David Henry, que seria duas vezes o campeão da categoria 202. Mas vamos ver quais serão as surpresas para o próximo ano. Enquanto isso, ficamos aqui na torcida para que o nosso grande campeão Eduardo Correa seja o número 1 da 202 no Olympia 2010.

Eduardo Correa

E sobre o Olympia 2009? Ok vamos lá. Logo quando saíram as fotos no press conference dei uma olhada no rosto de Jay Cutler, e vi que estava bem chupado! Depois de um prejulgamento apertado fiquei realmente pensando se o Dexter Jackson seria campeão de novo. Pois Dexter foi diversas vezes comparado com o Jay em várias poses.

No dia seguinte já nas finais, um a um os atletas foram se apresentando, e entretendo o público com as músicas que usavam em suas performances. Enquanto se apresentavam, eu ouvia os comentários de fundo e falava-se: "estão pensando em pagar o prêmio de 1 milhão de dólares para o Mr. Olympia de 2010." Já pensaram nisso? Isto que estamos falando apenas do prêmio para o campeão. Agora somem isso a patrocínios das melhores marcas de suplementos, seminários pelo mundo a fora e muito mais! Não é a toa que eles andam "mau das pernas" com seus pobres carrinhos tipo Viper, Corvete, Lamborghini e por aí vai. Pensando nisso, acho que já da para alguns deles comprarem uma pizza na promoção, quando saírem da dieta!

Agora dêem uma olhada com atenção nesta foto que é do posedown onde Dexter Jackson e Branch Warren estão cabeça a cabeça fazendo a pose mais musculosa, um para o outro. Vejam no detalhe, o Jay Cutler que está ao lado faz um gesto com o dedo na boca pensando: "Garotinhos, o melhor ainda está por vir!" E não deu outra, vamos ver na analise.

Olympia 2009

Jay Cutler. Ele fez história! Merece todo o mérito de um verdadeiro campeão, após ter perdido seu título para Dexter Jackson em 2008. Desta vez ele chegou na sua melhor forma, desde a sua ultima vitória no Olympia de 2006. Talvez até melhor do que no Olympia de 2001 quando ficou em segundo controvertido lugar, perdendo para Ronnie Coleman. Grande, denso e bem seco, especialmente nos quadríceps e também com os glúteos estriados. No geral ele era puro detalhe, foi o melhor Jay Cultler que eu já vi! E mais uma vez está de volta ao seu trono de Mr. Olympia, igualando-se a Frank Zane e Sergio Oliva. Parece que ele está em boa companhia. Imaginem, os outros atletas devem estar morrendo de inveja. Parabéns a Jay Cutler! E que venha mais títulos, por todo a sua jornada no mundo do fisiculturismo.

Jay Cutler

Branch Warren. Devido a uma lesão no tríceps, ele não disputou o Olympia de 2008. Mas, sem dúvida foi a grande surpresa da noite, ficando em segundo lugar depois de Jay Cutler. Com a trilha sonora de Conan o Bárbaro ele se apresentou muito bem! Deixando todos de olhos bem abertos com sua condição física que mostrava. Enorme, também muito denso e com uma perna que penso não ser deste planeta. Acredito que Tom Platz estava lá para conferir isso de perto. Pena que não pose bem, e tem pouco carisma. Se ele unisse esses dois quesitos ao seu físico colossal, seu show seria ainda mais completo.

Branch Warren

Dexter Jackson. Com ótima simetria, proporção, e shape, ele ficou em terceiro lugar igualando seu títulos a Larry Scott e Franco Columbo. Talvez se estivesse com pouco mais de detalhe no quadríceps, se sairia melhor. Agora, não concordo com sua atitude após a colocação e a premiação de Jay Cutler que recuperava seu titulo. Não teve atitude de campeão como eu esperava, saio meio de lado com cara de poucos amigos. Afinal ganhar é muito fácil, você recebe os prêmios, todos o parabenizam e tudo termina bem! Agora, perder faz parte da história, e é nessa hora que ele deveria mostrar que é um campeão. Mas eu compreendo, afinal ninguém gosta de perder mesmo. Vamos ver como será no próximo Olympia. Talvez ele venha e surpreenda a todos como fez Jay Cutler. Mas esta é uma outra história.

Dexter Jackson

Kai Greene. Ele que vem melhorando em suas apresentações, ficou em quarto em seu Olympia de estréia. Acredito que veio meio off em relação ao Arnold Classic que ali sim estava exelente! Também possui ótimas pernas, super detalhadas, junto a Branch Warren que em minha opinião são as melhores da atualidade. Mas sua apresentação é um tanto quanto diferente, fazendo poses de cabeça pra baixo e algumas manobras até interessantes. Parabéns a Kai Greene.

Kai Greene

Phil Heath. Ficou em quinto lugar e muito desapontado, "The Gift" como é chamado parece ter sofrido alguma virose estomacal na sexta à noite, horas antes do prejulgamento, e por causa disso teria baixado seu peso cerca de oito quilos. Contudo conseguiu se mostrar mais completo e mais cheio nas finais de sábado à noite. Apesar do ocorrido, este jovem atleta certamente possui potencial para ir muito mais longe.

Phil Heath

Vitor Martinez. Sexto lugar para ele. Só faltou mais qualidade, tem uma excelente estrutura, ótimas costas, peitorais e tudo mais. Grande potencial, e esperamos vê-lo em melhor colocação no próximo Mr. Olympia.

Vitor Martinez

Como vimos, este Olympia deu o que falar. Todos ficamos surpresos com a vitória de Jay Cutler recuperando o seu titulo, após tê-lo perdido para Dexter Jackson em 2008. Agora vamos ver o que nos aguarda em 2010. Até a próxima.