sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DEIXE A PEDRA NO CAMINHO

O gelo não é um vilão para a saúde, principalmente nos dias quentes


Encha o copo
Além de hidratar, os cubos de água - ou de suco de fruta - equilibram a temperatura do corpo e reduzem o apetite. Ou seja, eles são parceiros!

Gelo é água 
O poder de hidratação dos dois é igual. Mas a temperatura mais baixa do gelo faz com que a água seja absorvida mais facilmente pelo corpo, segundo a nutricionista Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Mais: o gelo reduz o apetite voraz. 

Para refrescar 
No calor, a temperatura do corpo sobe também. Segundo a nutricionista Roseli Rossi, de São Paulo, o gelo, assim como bebidas geladas e alimentos frios, consegue equilibrar a temperatura corpórea e refrescar o organismo. 

Regulador de dose 
O gelo funciona como um freio no consumo de bebidas. Primeiro, líquidos muito gelados provocam a contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, dor de cabeça. Segundo, a bebida gelada provoca incômodo na mucosa da garganta e faz com que você beba mais lentamente. 

Tempo de polpa 
Para poupar tempo e garantir a ingestão diária de nutrientes, faça cubos de gelo com suco de frutas naturais. Na pressa, basta bater duas pedrinhas com água no liquidificador.