sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Músculo 10 x 0 Estresse

Defina e condicione seu corpo praticando esportes de praia. Como bônus, aperfeiçoe sua agilidade, destreza e ginga

Por: Rodrigo Gerhardt

Mais de 8 mil quilômetros de academia com vista para o mar, amortecimento de tombos e água-de-coco para matar a sede. Quer combinação melhor para motivá-lo a mexer o corpo? Os esportes de praia são perfeitos para você ganhar definição muscular, condicionamento cardiovascular e ainda melhoram sua agilidade, reflexo e senso espacial - qualidades que o treino na academia não contempla. Além disso, nada melhor do que bater uma bolinha ou pegar onda para relaxar e mandar embora o estresse. Se você morre de tédio parado, tomando sol ou com a bunda na cadeira e a cerveja à mão, saiba que foi graças a essa disposição para se mexer que o mundo conhece hoje o frescobol e o futevôlei, esportes nascidos nas areias de Copacabana. Confira os enefícios e garanta ainda aquele bronzeado da hora.

ESPORTES NA AREIA
VÔLEI DE PRAIA
Arme a rede e reúna a turma. O vôlei de praia é uma das modalidades mais antigas praticadas no nosso litoral (desde 1930) e se tornou esporte olímpico em 1996, nos Jogos de Atlanta - aliás, tem sido o responsável por a gente não ficar lá atrás no quadro de medalhas. Algumas características são diferentes do vôlei de quadra. Na praia o bloqueio conta como toque e a bola é mais leve e com menor pressão para diminuir a sua velocidade e aumentar o tempo em jogo.

BENEFÍCIOS: aproveite a porrada na bola para enterrar na areia aquele esporro do chefe. A descontração do vôlei de praia é excelente antídoto contra o estresse - a menos que você reclame demais que a bola caiu na linha. "A exigência física é moderada, varia de acordo com o nível técnico e de jogo do praticante. Exige força nas pernas e flexibilidade dos músculos posteriores", explica o professor de educação física Rodrigo Ribeiro, técnico das campeãs mundiais Ana Paula e Shelda.
 
Bola Wilson Match
Point, em couro
sintético

32 REAIS


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EQUIPAMENTO:
 bola e rede.

Confira as regras:www.cbv.com.br

FRESCOBOL
Mais um dos cariocas. O esporte já foi proibido nas praias brasileiras por causa das boladas (bem, quem já tomou uma bolinha no nariz ou no saco tem noção do perigo). Criado por volta de 1946, hoje está mais que liberado em todo o país. Ganhou esse nome por ser praticado na beira d'água. Dependendo da distância do parceiro, pode ser praticado de forma rápida ou com jogadas mais longas. Mas enquanto você não pegar a manha, vai ter que se acostumar a praticar outro esporte: o catabolinha. Como é uma atividade unilateral (você mexe mais o braço que movimenta a raquete), se praticada com freqüência, compense o desequilíbrio com musculação.

BENEFÍCIOS: você melhora sua orientação espacial e adquire maior velocidade de reação, à medida que aumenta a duração das jogadas.

Raquete Forzanes oca, de madeira impermeabilizada, com revestimento no punho para uma pegada mais firme e macia.
54 REAIS

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EQUIPAMENTO: as raquetes ocas de madeira são consideradas as melhores, por serem mais leves e absorver menos o impacto da bolinha.

FUTEBOL DE AREIA
Não à toa a pelada é o esporte mais praticado em nossas praias (ao lado do xavecobol e do halterocopismo) e o mais acessível, pois não exigeuniforme, chuteiras, meiões ou caneleiras. Basta uma bola e, na falta de traves, até seu chinelo serve para demarcar os gols. Dependendo da condição da areia, o estilo e as exigências física e técnica do jogo podem mudar. Na areia mais compacta, próxima à água, como no futebol de campo ou quadra a bola rola mais e o esforço é menor. Já no beach soccer oficial, regulamentado pela Fifa em 1992 e que determina uma camada e pelo menos 43 centímetros de areia fofa, o jogo é mais aéreo e fisicamente pesado. 

BENEFÍCIOS: o futebol aumenta a resistência muscular, principalmente dos membros inferiores, e ainda proporciona trabalho aeróbico pela corrida constante. "Quanto mais fofa a areia, mais força e explosão muscular são exigidas nas arrancadas. A areia também diminui o impacto nas articulações e ameniza os movimentos bruscos, o que torna a prática mais segura", diz o técnico da seleção paulista de beach soccer, Vitor Manoel da Fonseca Neto, que garante: "Dá para começar a entrar em forma com três partidinhas de uma hora por semana, pelo menos".
Bola Beach Soccer Brazil Umbro, com as medidas oficiais

89,90 REAIS 

Umbro
SAC: 0800-7749191

EQUIPAMENTO:
 a bola de beach soccer é mais leve e não machuca o pé com o atrito da areia. 

Quer saber mais?www.cbbsbrasil.com.br


FUTEVÔLEI
Praticado em duplas ou times de quatro, o futevôlei é legitimamente carioca. Nasceu em Copacabana, em 1962, e teve como grande incentivador o ex-jogador do Botafogo Otávio de Morais, o Tatá - bem antes de Romário dominar a cena. As regras são semelhantes às do vôlei de praia, com três toques para cada equipe, saque e ataque, mas os fundamentos são invertidos - não vale usar mãos, braços e antebraços para tocar a bola. 

BENEFÍCIOS: com arranques explosivos e agachamentos o tempo todo, o futevôlei trabalha a força das pernas e melhora o condicionamento cardiorrespiratório. "Além disso, é um esporte de risco muito baixo de contusões", afirma Renato Adnet, diretor técnico da Federação de Futevôlei do Rio de Janeiro. Com a prática, você ainda melhora sua habilidade no futebol e impressiona quando for jogar na quadra. Onde você acha que Romário e Edmundo treinaram passe de ombro?

Bola Adidas Teamgeist, indicada para o futebol
de areia


79,90 REAIS 

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EQUIPAMENTO:apenas uma bola de futebol society e uma rede.

FRISBEE
Se você usa o disco só para brincar com seu cão, saiba que há várias modalidades de jogo. A mais praticada é a Ultimate. Semelhante ao rúgbi, acontece numa área de 75 x 25 metros, em que duas equipes de cinco jogadores têm de levar o disco até o gol do adversário. É proibido andar com o disco na mão (pode ser segurado no máximo por dez segundos até passar para outro jogador. Se cair no chão, a posse vai para a equipe adversária. Na praia, além da resistência da areia, é preciso enfrentar o vento, que muda a direção do disco.

BENEFÍCIOS: prepare-se para suar. "O esporte é um trabalho aeróbico de períodos de intensidade moderada e picos intensos. Corre-se o tempo todo", diz o diretor técnico da Associação Brasileira de Disco, Raoni Machado.