segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Caia na água como César Cielo

Nossa fera olímpica ensina você a mergulhar para a vitória.




















Depois de conquistar uma medalha de ouro e uma de bronze em Pequim, ele ensina como arrancar na frente e eliminar os rivais no momento mais rápido da prova: a largada.

 

A POSIÇÃO


Dobre os dedos do pé mais fraco sobre a borda do bloco de partida e posicione os dedos do pé mais forte alguns centímetros atrás, na linha do calcanhar. "Agarre a borda do bloco com todos os dedos das mãos para conseguir o máximo de impulso na saída. Mantenha uma distância similar à largura dos ombros entre as mãos", ensina Cielo. Incline-se levemente para a frente.
 


O LANÇAMENTO


Tente imitar um míssil: deixe o corpo esticado e fique próximo à superfície. A cabeça deve estar abaixada, as mãos juntas - uma sobre a outra - e os bíceps pressionando a cabeça logo acima das orelhas. Junte bem as pernas e mantenha os dedos dos pés esticados.
 


O MERGULHO


Quando cair na água, mantenha o corpo esticado para entrar o mais suavemente possível. "Tente executar um mergulho furando a água, sem respingos, e sem afundar muito o corpo", diz Cielo. Os iniciantes costumam se estatelar na água ou afundar demais. Não faça isso: permaneça a uma distância entre 0,5 a 1 metro da superfície. Pode ser que você perceba que está perdendo velocidade, mas ainda tem impulso. Deslize por pelo menos dois segundos e, quando finalmente começar a nadar, mantenha o braço que não está dando a braçada firme contra a cabeça até chegar a hora de ele entrar no movimento.