sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Perguntas e respostas


Quando corro, sinto dores nos tornozelos. Como fortalecê-los?
Caso não exista nenhuma lesão nos tornozelos, faça três séries de 20 repetições de gêmeos de pé, gêmeos sentado e flexão tibial. Antes alongue e aqueça essas articulações com rotações, flexões e extensões.

Para queimar gordura, o que é melhor: academia, capoeira, muay thai ou boxe?
Qualquer atividade aeróbica é legal para a perda de peso. Mas o que faz a diferença entre elas é a intensidade com que você as pratica. O resultado também é melhor se você estiver bem motivado. Portanto, procure uma atividade física prazerosa. Não se esqueça de praticar musculação pelo menos duas vezes por semana, pois quanto mais músculos você tiver mais acelerado estará o seu metabolismo.
O que devo comer para acelerar o metabolismo antes do treino?
Consuma alimentos que possuem cafeína, apimentados e com bastante fibra. Tome 2 litros de água por dia. E lembre-se de outros fatores importantes para o aumento metabólico: treine no mínimo três vezes por semana e faça de cinco a seis refeições por dia.
Perdi 30 quilos e estou flácido. Consigo ter um corpo "normal"?
Se você não praticou musculação durante esse período de perda de peso, o resultado é exatamente este: perda de massa magra, que resulta em flacidez. O tipo de dieta que você fez também pode ter acentuado a perda de massa muscular. Mas não se preocupe, comece um treinamento de musculação visando hipertrofia, aliado com uma dieta bem equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras. Procure um nutricionista para sua orientação, pois você vai precisar de fontes ricas em aminoácidos anticatabólicos, que auxiliam no anabolismo muscular e no aumento da produção de colágeno.
Quais as vantagens e os efeitos colaterais do uso de BCAA numa atividade de supersérie?
O BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada – L- leucina, L -valina e L -isoleucina) é indispensável para quem pratica atividade física de média e alta intensidade. Ele repara tecidos, constrói células, mantém as funções musculares agindo na recuperação e no anabolismo muscular. Para um treinamento de alta intensidade que envolve superséries e drop-sets, o BCAA evita a degradação de fibras musculares (catabolismo), ajudando na recuperação muscular. Consulte um nutricionista esportivo para indicar o uso correto desse suplemento. E cuidado: o excesso de aminoácido pode causar danos ao fígado e aos rins.


Faço musculação e estou ganhando massa nos braços. Qual cuidado devo tomar para eles não ficarem desproporcionais ao resto do corpo?
Você deve observar quais músculos do seu corpo possuem facilidade de hipertrofia e procurar dar maior ênfase aos outros grupos, que ganham massa mais lentamente. Isso não significa que você deva deixar de trabalhar alguns músculos. É fundamental exercitar o corpo inteiro. Lembre-se: um corpo bonito tem que ter acima de tudo simetria e proporção.
Faço musculação há três anos. Estou meio cansado e gostaria de saber se posso trabalhar meus grupos musculares da seguinte forma: segunda, peitoral; terça, costas; quarta, ombros; quinta, braços; sexta, pernas e abdome.
Este tipo de trabalho é muito utilizado por fisiculturistas. Entretanto o resultado em praticantes amadores deixa a desejar. O que acontece é que, para que esse tipo de divisão de treinamento seja eficiente, a intensidade do treino tem que ser alta. pense em dividir seu treino em dois grupos apenas. Os resultados serão bem melhores.
Tenho 20 anos e queria muito fazer academia. Mas ouvi dizer que isso vai comprometer meu crescimento. É verdade?
Isto é confusão de informação. Pode ir à academia e fazer a matrícula. A musculação é indicada com ressalvas para adolescentes. Na sua idade, o corpo já está formado. Escolha uma boa academia, busque orientação de um instrutor e, em breve, você vai colher muitos benefícios para sua saúde.
Os aparelhos de abdominais das propagandas de TV são eficientes ou não passam de enganação?
Já testei muitos deles e posso afirmar que funcionam bem. Se você tiver uma boa consciência corporal e executar o movimento corretamente, poderá obter bons resultados. Mas é preciso prestar bastante atenção à postura, para não prejudicar coluna e pescoço. E ter uma imensa disciplina.

Se eu for e voltar da academia de bicicleta, prejudico meu programa de hipertrofia?
Não. Pelo contrário, só faz bem: o exercício aeróbico é fundamental para o condicionamento cardiorrespiratório. O único cuidado é atentar se você leva mais de 40 minutos no trajeto. Como atividades aeróbicas de longa duração exigem energia extra, você precisa caprichar na alimentação, e tomar, se necessário, um suplemento, como um energético em gel. Uma nutricionista poderá orientá-lo.
O que é RPG?
Significa reeducação postural global. Essa atividade melhora sua postura, eliminando as dores causadas por desvios do corpo. O método corrige essas desarmonias, com alongamento e fortalecimento muscular de acordo com a necessidade da pessoa.