quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

As medidas ideais de um fisiculturista

Por Claudio Gomes Pereira




 

Já faz muito tempo que parei de tirar minhas medidas, mas era uma tarefa que quando comecei a treinar eu fazia regularmente. Talvez no começo fosse pela sensação de sentir meu corpo crescendo, tinha dia que tirava a medida do braço antes e depois do treino só para ter o prazer de ver que braço tinha “crescido 2cm”.

Tirando a vaidade de lado, a melhor função de se tirar as medidas é para nos dar uma idéia de como nosso corpo está reagindo ao nosso treino, se a nossa dieta está certa, saber qual parte de nosso corpo demora mais a responder aos exercícios, enfim, com a ajuda desses dados podemos otimizar nosso treino e nossa dieta.

Uma das medidas mais importantes para nos controlarmos é a nossa medida da cintura, com ela é possível perceber se estamos ganhando ou perdendo gordura corporal, e além do mais uma cintura estreita sempre dá a impressão de um corpo mais atlético, mesmo que os músculos do abdômen ainda não apareçam. Outro fator importante é que quanto maior a medida da cintura maior são as chances de se ter problemas de saúde.

Apesar de existirem várias fórmulas para se calcular as proporções ideais de um fisiculturista, a verdade é que em um campeonato os juízes vão analisar a sua aparência, a sua simetria e a sua atitude, e não as suas medidas.

A utilidade da fita métrica se faz evidente para nós nos julgarmos, termos uma visão “palpável” do nosso corpo. No espelho podemos ter uma noção errada de nosso corpo, alguns até distorcem o que vêem como as pessoas com aneroxia ou vigorexia.

Um exemplo clássico de simetria foi Steve Reeves, até hoje ele é citado, embora que, se ele fosse competir hoje seria considerado pequeno pelo padrão que estamos acostumados a ver nas competições.





Steve Reeves escreveu com freqüência sobre as medidas ideais e um dos seus critérios era que o pescoço, bíceps e gêmeos deveriam ter a mesma medida, a cintura deveria ser do tamanho coxa, se você plhar suas medidas abaixo verá que ele quase consegui chegar lá:

Braços: 47cm
Pescoço: 47cm
Gêmeos: 47cm
Perna: 69cm
Peito: 138cm
Cintura: 76cm

Para ser mais exato no livro “classic physique” de sua autoria ele cita a seguinte fórmula para as proporções ideais dos músculos em relação a ossatura:

Pescoço= 79% da medida da cabeça
Peito= 148% da medida do quadril
Braço= 252% da medida do pulso
Cintura= 86% da medida do quadril
Perna= 175% da medida do joelho
Gêmeos= 192% da medida do tornozelo

Por exemplo, se eu fosse seguir essas orientações teria que treinar bem mais, eu tenho:

Cabeça= 56cm
Quadril= 86cm
Pulso= 17,5cm
Tornozelo= 23cm
Joelho= 37cm

Então minhas medidas Steve Reeveanas seriam:

Braços= 44,1
Pescoço= 44,2cm
Gêmeos= 44,2
Perna= 64,7cm
Peito= 127,3cm
Cintura= 73,9cm

Mas acho que ainda dá tempo de fazer uma dieta e correr atrás.

Outra fórmula interessante é a “John McCallum formula for “challenging yet realistic” measurements for “hard gainers” que encontrei no livro Super Squats, ela é baseada na medida do pulso:

6,5 vezes o pulso é a medida do peito
85% da medida do peito resulta os quadris
70% da medida do peito resulta a cintura
53% da medida do peito resulta a perna
37% da medida do peito resulta o pescoço
36% da medida do peito resulta o braço
34% da medida do peito resulta os gemeos
29% da medida do peito resulta o antebraço

Novamente me tomando como exemplo eu deveria ter:

Peito= 113,75cm
Quadris= 96,68cm
Cintura= 79.62cm
Perna= 60,28cm
Pescoço= 42,08cm
Braço= 40.95cm
Gêmeos= 38.67cm
Antebraço= 32,91cm

Percebeu a diferença? Por isso Tenha cuidado com os resultados de outras fórmulas que encontrar, muitas delas tomaram por base fisiculturistas que faziam uso de anabolizantes e podem até deixá-lo desanimado pois são medidas impossíveis de se alcançar sem o uso dos mesmos artifícios.





Mas o verdadeiro sentido desta postagem foi alertá-los para a necessidade de se treinar o corpo todo, sem negligenciar nenhum grupo muscular, sempre buscando a simetria, afinal imagine como ficaria um cara com 50 cm de braço, 40 cm de cintura ,30 cm de perna e 20 cm de gêmeos...

Um bom treino














Fonte: http://www.portaldamusculacao.com.br/blogs/claudioatelier/204-medidas-ideais-de-um-fisiculturista.html