sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fisiculturista Diana Monteiro

Da ginástica olímpica para o fitness, uma carreira que vale ouro

Por Dra. Patrícia Lessa

 

Diana Monteiro

Caros internautas nesse mês de abril vamos escrever sobre uma das atletas brasileiras que vem ganhando visibilidade mundial em uma categoria complexa: a categoria fitness. Nessa categoria feminina as atletas, além de serem avaliadas fisicamente, devem apresentar uma coreografia onde são observados elementos da ginástica artística. A rotina (coreografia) deve demonstrar movimentos contínuos, ritmados, com elementos de flexibilidade, força, agilidade e equilíbrio com alto nível de perfeição. Além disso, a apresentação deve ser empolgante, alegre, porém, com naturalidade nas expressões faciais. Elemento como a flexão com um só braço exige habilidade e força. A soma desses elementos torna a categoria difícil.

Diana Paula Monteiro Noronha de Almeida, nascida em Ribeirão Preto (São Paulo), é formada em Educação Física, atua como personal trainer e é empresária, realizou dois cursos de pós-graduação: em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo e um Curso de Aperfeiçoamento em Ginástica Artística (Rússia - Moscou). Iniciou sua carreira como atleta na ginástica artística aos nove anos de idade. Competiu durante quatro anos, foi Campeã Paulista por equipes e vice-campeã nos Jogos Regionais do Interior de São Paulo.

Em 1995 foi realizar um aperfeiçoamento em Moscou (Rússia), mesmo ano em que deixou a ginástica artística. Naquele ano participou do Mundial de Ginástica e Dança em Berlim, onde conseguiu conquistar o 3º lugar por equipes. Seu desempenho hoje, como fitness, deve-se em parte por suas experiências anteriores com outros esportes, principalmente relacionados à dança. Entre os anos de 1994 e 1997 ela praticou Ballet Clássico, Jazz e Sapateado. Experiências, que sem dúvida, trouxeram graciosidade e domínio de palco, qualidades visíveis nessa atleta. Além, é claro da criatividade e ousadia. Nesses últimos critérios destacamos a coreografia realizada no brasileiro de 2008 onde a atleta apresentou-se como Mulher Maravilha, com um domínio de palco e destrezas típicas das super-heroínas a apresentação lhe rendeu o ouro.

No mesmo ano que participou do Mundial em Berlim, foi convidada a integrar uma equipe de Aeróbica Desportiva, uma modalidade que começava a ganhar espaço no Brasil. Ela competiu na Aeróbica até 2001, alcançando os seguintes títulos: 3º lugar no Campeonato Mundial da IAF (Tóquio-Japão/ abril de 2001); 4º lugar no Campeonato Mundial da FISAF (Agadir-Marrocos/ maio de 2001); 2º lugar no Campeonato Paulista e 3º lugar no Campeonato Brasileiro.

Foi nessa época que iniciou seus trabalhos na musculação competitiva, dando inicio aos seus treinamentos específicos, e já em 2000 competiu pela primeira vez no Campeonato Paulista pela IFBB, federação da qual é filiada. Embora sua paixão fosse a Aeróbica, ela teve que fazer uma opção, e em 2001 decidiu dedicar-se somente ao Fitness, ano que ela aponta como uma melhora visível. A partir daí, as conquistas foram avolumando-se e nesse ano de 2011 ela alcançou o título que é o sonho de muitas atletas: foi campeã na sua categoria e, além disso, foi overal no Arnold Classic nos Estados Unidos, país onde a categoria foi criada e solo de grandes atletas.

Parabéns Diana Monteiro! Suas conquistas merecem destaque e sua trajetória deve servir de exemplo para a juventude brasileira. Destacamos que a atleta é patrocinada pela INTEGRALMÉDICA, ela considera que esta ajuda é fundamental para seu desempenho como atleta de destaque internacional. 
As informações foram, em parte, retiradas do site: http://www.dianamonteiro.com.br/. Autorizadas e revisadas pela atleta.

Dentre seus principais títulos destacamos:

Na categoria Fitness (até 1,63m):

* Campeã mundial overall fitness 2011 IFBB Pro Fitness;
* Campeã mundial overall fitness 2011 Arnold Classic;
* Campeã mundial fitness 2011 Arnold Classic;
* Penta campeã sulamericana 2010; 
* 4º Lugar do Campeonato Mundial de Fitness (IFBB) em outubro de 2008;
* Campeã do Campeonato Sul americano de Musculação e Fitness (IFBB) em setembro de 2008;
* Campeã do Campeonato Brasileiro de Musculação e Fitness (IFBB) em setembro de 2008;
* 4º Lugar do Campeonato Mundial de Fitness (IFBB) em 2007;
* 2º Lugar do Campeonato Brasileiro de Musculação e Fitness (IFBB) em 2007;
* Campeã do Campeonato Brasileiro de Musculação e Fitness (IFBB) em 2006;
* Campeã do Campeonato Paulista de Musculação e Fitness (IFBB) em 2006;
* Vice-campeã Mundial Miss Universe em outubro de 2005;
* Bi-campeã Mundial (WFF) em junho 2004 e 2005.

Como Figure em Dupla:

* Vice-campeã Mundial (Campeonato Mundial - Austrália) em 2005;
* Vice-campeã Mundial (Campeonato Mundial - Austrália) em 2005.
Na Ginástica Olímpica:
* Bi - campeã paulista em 1992 e 1993;
* Vice - Campeã dos jogos Regionais de Ribeirão Preto em 1994.

Na Ginástica Aeróbica:

* 3º Lugar do Campeonato Mundial de Aeróbica (Federação: IAF) - categoria individual feminino em abril de 2001;
* 4 º Lugar do Campeonato Mundial de Aeróbica (Federação: FISAF) - categoria individual feminino em maio de 2001;
* Vice - campeã Brasileira na categoria individual feminino em fevereiro de 2001.

==============================================

Fotos da atleta:

Diana Monteiro

Diana Monteiro

Diana Monteiro

Diana Monteiro

Diana Monteiro


Fonte: http://www.fisiculturismo.com.br/newsletters/materias/diana-monteiro.php