segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aliya Mustafina na trave de equilíbrio

Aliya Mustafina, em russo: Алия Мустафина, (Moscou, 3 de setembro de 1994) é uma ginasta russa que compete em provas de ginástica artística.
Aliya integrou a equipe russa que conquistou pela primeira vez, após a dissolução da União Soviética em 1991, a medalha de ouro na prova coletiva, durante o Mundial de Roterdã, em 2010. Além, terminou a competição como primeira colocada na prova geral individual e com mais três medalhas de prata, sendo a maior medalhista de evento. Em abril, já tinha competido pela seleção que disputou o Europeu de Birmingham, no qual saiu com três medalhas, sendo uma de ouro.

Carreira

Nascida nos arredores de Moscou, Aliya iniciou no desporto no clube CSKA Moscow Em 2007, competindo pela categoria júnior, conquistou a medalha de prata por equipes na 6th Stella Zakharova Cup
No compromisso seguinte, disputou o Gymnix International, realizado em Montreal. Nele, foi ouro na trave, prata nas barras assimétricas e no individual geral. 
No Europeu Júnior, em Clermont-Ferrand, obteve nota suficiente para a quarta colocação nas assimétricas e no exercícios de solo; na prova coletiva conquistou a medalha de ouro.

É uma forte concorrente nas Olimpíadas de Londres 2012.