quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lenda Murray - A fisiculturista mais famosa de todos os tempos, a lenda e a atleta


Lenda Murray

Atualmente Lenda Murray é promotora de eventos com o marido, e juntos, organizam competições femininas nos Estados Unidos. Ela nasceu em 22 fevereiro 1962 em Detroit (Michigan), é uma bodybuilder norte-americana de sucesso mundial. Ela é mulher mais bem sucedida do mundo fisiculturista até o momento: foi vencedora oito vezes do Miss Olympia title, the highest achievement in professional female bodybuilding.Olympia, que é um título de grande importância e realização profissional no fisiculturismo feminino.

Sua carreira desportista começa antes do fisiculturismo, como já constatamos em outras atletas, isso indica que as referências anteriores são importantes. Na escola Henry Ford High School, em Detroit, Lenda Murray foi velocista da equipe do colégio. Freqüentou, também, a Universidade de Western Michigan University, onde veio a se formar em Ciências Políticas. Nessa universidade ela se tornou uma líder de torcida, que é nomeada de cheerlead, que nas universidades norte-maericanas é uma referencia importante para as garotas, pois elas devem ter notas exemplares e serem convidadas para isso, além de ganharem bolsa de estudo.

Além disso, nessa universidade ela se tornou a segunda americana afro-descendente a ser escolhida pela universidade para ser a rainha do baile de formatura em 1982 (Todd, 1999). Murray subiu aos palcos da musculação em 1985 e desde seu primeiro passo nos palcos fui sucesso total. Tirou o título da Cory Everson, e superou longe essa atleta que era unanimidade internacional. Escalou rapidamente os degraus e ultrapassou as fileiras dos disputados campeonatos que participou, logo, tornou-se vencedora de concursos em níveis estadual e regional. E, em 1989, ganhou seu status profissional, na IFBB.

Nos Estados Unidos, bem como grande parte da Europa, é comum vermos atletas fisiculturistas de grande porte nas capas das revistas de musculação. Diferente do Brasil, onde ainda vemos latente o preconceito dentro do próprio meio. Eu pergunto: Como esse esporte vai superar os preconceitos que as pessoas comuns têm ao verem homens e mulheres musculosos se no próprio meio existem preconceitos contra as atletas mulheres gigantes? Mas, felizmente a Lenda Murray estava nos EUA, onde esse tipo de preconceito já está em muito superado, assim ela tornou-se rapidamente a favorita do famoso fotografo Bill Dobbins, que fala sobre ela no belo livro: A Mulher moderna e as Amazonas.

Depois que as revistas de musculação lançaram a Lenda Murray, ela não saiu mais das capas das revistas, mesmo aquelas não direcionadas para a musculação. Ela apareceu em publicações importantes, tais como: Sports Illustrated, Ebony, Mademoiselle e, a famosa revista de moda da alta costura Vanity Fair. Também, foi publicada no livro: "Mulheres", um ensaio fotográfico de Annie Leibovitz. Desde então, o físico de Lenda Murray tornou-se o padrão para as profissionais bodybuilders - com ombros largos, um tronco em forma de V espelhado por um corpo proporcionalmente desenvolvido.

Em 24 de novembro de 1990 Lenda Murray conseguiu ganhar da, seis vezes campeã Olímpia, Cory Everson, e desde então se tornou a Sra. Olympia mais prestigiada. Murray perdeu o título Miss Olympia para Kim Chizevsky em 1996, competiu novamente em 1997 e, novamente ficou em segundo lugar. No entanto, após quatro anos sem competir, ela voltou ao palco do Miss Olympia e ganhou mais dois títulos em 2002 e 2003. Em 2004 foi sua última competição onde terminou em segundo lugar na categoria peso pesado perdendo para atual campeã a Iris Kyle.

Hoje Lenda Murray é casada com Urel McGill e vive em Atlanta, Geórgia, onde juntos organizam uma importante competição. Fica a dica para as Fisiculturistas do Brasil, procurem os palcos onde vocês recebem o valor que merecem.

Pois, um homem se tornar gigante é de sua própria natureza, uma mulher gigante e bonita, merece nosso respeito e aclamação do público.


Lenda Murray

Lenda Murray

Lenda Murray

Lenda Murray

Lenda Murray

Lenda Murray


Dra. Patrícia Lessa

Fonte: http://fisiculturismo.com.br/newsletters/materias/lenda-murray.php