sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Quer emagrecer? Conheça a Chia a nova sensação para perder a gordura

Na linha de sucessão de produtos naturais que ajudam a emagrecer como a ração humana, a linhaça, a quinua e o amaranto, a nova vedete das prateleiras é a Chia. 



A Chia é uma semente originária do México e foi muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos.

É também grande fonte de vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre além de possuir fibra, proteína, antioxidantes como o ácido caféico e o ácido clorogênico e, principalmente, o ômega 3 presente em cada porção.

A quantidade indicada pelos nutricionistas para o consumo é de duas colheres de sopa (30 gramas), o que equivale a 140 calorias e possui 29% de fibras (8,6g) e 16% de ômega 3 (4,8g) e deve ser ingerida 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar) e pode ser encontrada de três formas: in natura (semente), farinha e óleo.

Neste momento, muitos devem estar se perguntando como a Chia ajuda na perda de peso. Pois bem, segundo nutricionistas e especialistas da área a Chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento, como podemos ver abaixo: 

1 - Causa saciedade: suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores. 

2 - Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite. 

3 - Desintoxica: a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. 

Outros benefícios

Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a Chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.