quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Veja as opções menos calóricas para rechear o pão

Manteiga, margarina, cream cheese, requeijão, maionese... Conheça as vantagens e desvantagens de cada produto e evite que o consumo de pão atrapalhe a dieta.



O seu pão está com os dias de monotonia contados
Foto: Dreamstime
Manteiga, margarina, cream cheese, requeijão, maionese... Light, com sabor, com baixo teor de gordura, com adição de nutrientes... Ufa! Para ajudar você a levar para casa apenas os melhores produtos, montamos um guia com as principais vantagens e desvantagens de cada um. Já adiantamos que é importante ficar de olho especialmente em calorias, gorduras e sódio. "As versões light são sempre as mais indicadas, pois apresentam uma redução no valor calórico ou na quantidade de gorduras", indica a nutricionista Juliana Watanabe, da Clínica BKNR, em São Paulo.

Manteiga

· Informações nutricionais - Por porção de 10 g: 74 calorias e 8,3 g de gorduras (4,8 g de gorduras saturadas).

· Coma - No máximo 1 colher (sopa) rasa por dia.

· É legal porque... - Possui vitaminas A e D, importantes para a visão e a pele e para os ossos, respectivamente, e proporciona sensação de saciedade.

· Cuidado! - Tem calorias, colesterol (por ser de origem animal) e gorduras saturadas em excesso. Muitas vezes a gordura trans está presente também. Carrega pouca quantidade de proteína.

· Na hora de escolher - A versão light, pouco comum no mercado, tem redução de calorias. Já a sem sal ajuda a reduzir o consumo de sódio e é indicada para hipertensos. Prefira marcas sem gordura trans.

Margarina

· Informações nutricionais - Por porção de 10 g: 59 calorias e 6,5 g de gorduras (2,1 g de gorduras saturadas).

· Coma - Uma colher (sopa) rasa por dia. É legal porque... Contém bem menos gordura saturada do que a manteiga e não apresenta colesterol (por ser de origem vegetal).

· Cuidado! - É calórica, não tem nada de proteína e, dependendo da marca, pode conter gordura trans.

· Na hora de escolher - Fuja da gordura trans. Se está controlando o peso, leve a light. "Já a opção rica em fitoesteróis é perfeita e ideal para quem tem colesterol total alto e LDL alto, pois os esteróis têm o poder de reduzir esses níveis - use somente se apresentar colesterol e/ou LDL alterados", diz a nutricionista Vanessa Franzen Leite, da Clínica de Emagrecimento, Saúde e Beleza, em Porto Alegre. "Mas, para conseguir baixar o colesterol com ela, devem ser consumidas 2 colheres (sopa) rasas por dia."

Maionese

· Informações nutricionais - Por porção de 12 g: 40 calorias e 4 g de gorduras (0,6 g de gorduras saturadas).

· Coma - De 2 a 3 colheres (sopa) por dia.

· É legal porque... - Tem poucas calorias e redução de gorduras totais e saturadas. "Seu principal ingrediente é água, o que explica o baixo valor calórico e gorduroso", diz Vanessa Franzen Leite. "A maionese industrializada não é mais a vilã."

· Cuidado! - Tem açúcar, ainda que em pequena quantidade, e nenhuma proteína.

· Na hora de escolher - Fique com as versões sem colesterol ou light.

Cream cheese

· Informações nutricionais - Por porção de 30 g: 75 calorias e 7 g de gorduras (4,3 g de gorduras saturadas).

· Coma - Uma colher (sopa) por dia.

· É legal porque... - "É um alimento rico em cálcio e proteína", afirma a nutricionista Leila Ali Hassan Kassab, do HCor, em São Paulo.

· Cuidado! - Como os outros produtos, tem gorduras saturadas, que, em excesso, aumentam os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

· Na hora de escolher - Opte pelos light, que possuem, em média, redução de 25 a 30% do total de calorias em relação à versão original, além de menos gorduras saturadas. Com relação às versões com sabores, preste atenção: algumas têm menos calorias, mas podem apresentar acréscimo de gordura trans e aumento dos teores de sódio.

Requeijão

· Informações nutricionais - Por porção de 30 g: 78 calorias e 6,8 g de gorduras (4,3 g de gorduras saturadas).

· Coma - Uma colher (sopa) por dia.

· É legal porque... - "Uma boa vantagem é o aumento da ingestão diária de cálcio e proteína.

· Cuidado! - Carrega mais gordura saturada e sódio do que o cream cheese.

· Na hora de escolher - Os light são as melhores opções. Ao escolher, cuidado com o sódio das versões com sabor e preste atenção se o produto tem acréscimo de amido em sua composição - apesar de diminuir o custo, diminui também o valor nutricional.