quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A psicologia de Arnold Schwarzenegger



                              

Os fisiculturistas sabem da importância da psicologia há muito tempo. A indústria do entretenimento também. Os especialistas em política zombaram do potencial da psicologia, mas rapidamente se tornaram verdadeiros adeptos. O que eventualmente se torna evidente à todos que tem algum contato com o Arnold é que ele está quase sempre naturalmente focado, direcionado, confiante, organizado e orientado aos seus objetivos. Ele é iluminado por dentro por uma chama de sucesso muito rara e inestimável. Na verdade, Arnold cita no seu livro The Education of a Bodybuilder que esse dom único é o responsável por uma boa parte do seu sucesso no fisiculturismo.

Eu me pergunto: Por que você, Arnold? Como você ganhou o Mister Universo apenas cinco anos depois de começar a treinar? Outras pessoas me perguntam a mesma coisa. Eu comecei olhando a diferença entre mim e os outros fisiculturistas. A maior diferença era que a maioria dos fisiculturistas não acreditava que eu seria o vencedor… Eles tinham uma vaga ideia de como eles queriam parecer algum dia, mas no fundo duvidavam que pudessem ter aquele físico realmente. Isso os destruía. Essa sempre foi a minha crença maior: se você está treinando por nada, você está desperdiçando o seu esforço.
 Diferente dos sonhadores de hoje em dia que compartilham suas visões das futuras glórias, Arnold tinha a habilidade de focar o seu olhar no aqui e agora, para envolver a sua mente com o que acontecia naquele momento, isso porque ele percebeu que cada momento é como um bloco do que será construído no futuro. Para o jovem Arnold, isso significava se concentrar nos seus próprios músculos mesmo quando não estivesse treinando.
A minha mente estava sempre em contato com o meu corpo; Eu sentia os meus músculos continuamente; Eu sempre fazia um registro mental de como seria o treino do dia, antes de ir treinar. Isso não apenas me ajudava a treinar; era na verdade como uma meditação. Enquanto eu treinava, fixava os meus pensamentos apenas nos meus músculos, como se eu tivesse transplantado minha mente para o próprio tecido muscular. Somente por essa energia, esse pensamento, eu podia mandar sangue para o músculo. Eu sentia isso.
Uma vez que Arnold entrava na academia, a seriedade e o foco era para ele como se estivesse entrando em uma empresa para tratar de uma reunião de negócios. No entanto, Arnold observava que esse não era o caso para muitos de seus colegas.
Os fisiculturistas… Eles pensam que se fizerem os mesmos exercícios que eu fazia poderão construir o mesmo físico que eu construí. Mas eu assisti todos eles falharem com absolutamente nenhum resultado, exceto a exaustão… O fato é que eu sei o segredo: A concentração enquanto você está treinando. Não permita que outros pensamentos entrem na sua mente nesse momento.
 Intensidade
A intensidade de Arnold no dia da competição era coisa digna de uma lenda. Ele falava regularmente de sua habilidade de abalar psicologicamente seus adversários, muito mostrado no filme Pumping Iron. Em alguns casos, foi essa habilidade de não apenas acreditar, mas também de saber que ele iria vencer uma competição que de fato trazia para ele a vitória. Assim como o ocorrido em 1970, quando ele venceu o primeiro de seus sete títulos de Mister Olympia, derrotando seu inimigo, Sergio Oliva, no processo. No ano anterior, Sergio havia feito para Arnold algo que nunca havia sido feito antes. Ele abalou psicologicamente Arnold através de sua presença monstruosa, fazendo Arnold acreditar ser inferior naquele momento. Porém, depois de um ano inteiro de trabalho intenso na academia, Arnold não apenas mudou radicalmente seu físico como também restaurou a sua confiança o suficiente para desafiar o atual Mito.
Nos bastidores da competição Sergio já estava fazendo o seu treino de aquecimento. Eu não tirei os meus olhos dele. Eu nem sequer fiz um movimento. Apenas parei e fiquei o observando. Seguia cada movimento que ele fazia com meus olhos. Ele parou e olhou para mim, para ver se eu iria começar a me preparar também, então eu percebi queele se sentia abalado e que seria a minha vez de derrotá-lo.
Existem incontáveis exemplos das maneiras que Arnold Schwarzenegger utilizava o poder do pensamento positivo para alcançar seus objetivos, tanto no fisiculturismo como fora do esporte. E Arnold seguiu utilizando esta filosofia para realizar muitos de seus sonhos.

Poder do pensamento positivo

Arnold é um verdadeiro e puro vencedor. Perder nunca foi uma opção e nunca será. Ele é o resumo dos conceitos que todos os especialistas em autoajuda tanto divulgam. Um destes especialistas costuma dizer: “Há sempre espaço na sua vida para pensar maior, ir além dos limites e imaginar o inimaginável.” Isso poderia facilmente ser dito por Arnold. Ele descrevia a sua programação mental quando treinava bíceps, e esse comentário serve como um perfeito exemplo desta filosofia. “Eu lembro que quando ia treinar braços, não gostava de pensar em limites, como ter 56 cm e pronto.” Arnold disse certa vez em um artigo: “Ao contrário, eu imaginava os meus braços crescendo até preencher toda a sala”. Grandes homens de todas as esferas da vida parecem concordar com uma coisa. Para se tornar um sucesso na vida, você deve pensar como um vencedor, e deixar a motivação guiar as suas ações, não medo.
Arnold tem seguido essa linha de raciocínio e recompensas ilimitadas têm caído sobre ele como resultado dessa prática.

Resumo

Vamos deixar Arnold resumir a sua filosofia de vida por si mesmo:
Para mim, a vida tem sentido porque estou continuamente faminto de desejos. O sentido da vida não é simplesmente existir para sobreviver, mas para seguir em frente, subir, alcançar, conquistar.
 Siga as dicas do Arnold. É possível para cada pessoa que ler isto seguir os seus passos formidáveis.
Para ajudá-lo a começar, você pode até mesmo imaginar-se como sendo o Arnold. Emule os aspectos dele que você admira mais, assim como ele fez com Reg Park. Imagine como ele agiria, ou reagiria em uma determinada situação. A melhor maneira de se beneficiar do poder do pensamento positivo é seguir os passos dos grandes pensadores que vieram antes de você, e em toda a história existiram alguns que fizeram um excelente trabalho transformando seus sonhos em realidade, como Arnold Schwarzenegger fez.