sexta-feira, 27 de abril de 2012

Para evitar doping acidental, atletas chineses seguem dieta sem carne






A judoca Tong Wen foi suspensa por dois anos em 2009 após exame apontar resultado positivo para clembuterol.


Com a aproximação dos Jogos Olímpicos de Londres, muitos atletas chineses estão sendo submetidos a uma dieta sem carne para evitar a ingestão acidental de substâncias proibidas pelo código antidoping, em um país com muitos escândalos alimentares, destacou a imprensa do país asiático.


Pelo menos 196 atletas da Federação Nacional Chinesa de Esportes Aquáticos, que inclui a natação, não comeram carne nos últimos 40 dias, segundo o jornalYangtze Soir.


Os atletas chineses cobrem as necessidades de proteínas com o consumo de peixe e suplementos de proteína em pó.


Entre os últimos casos de contaminação alimentar na China está o da carne de porco, na qual foi encontrada a substância clembuterol, um agente anabolizante que reduz a gordura e favorece os músculos, mas que é potencialmente prejudicial para os seres humanos e que pode ser considerada doping.


A campeã olímpica chinesa de judô Tong Wen foi suspensa por dois anos em 2009 depois que um exame antidoping deu resultado positivo para clembuterol, um precedente que preocupa as federações esportivas do país.


Os dirigentes chineses decidiram adotar todas as medidas necessárias para evitar problemas na capital britânica.


A China é regularmente afetada por escândalos de alimentação e saúde. Casos de óleos de cozinha reciclados, ovos com corantes nocivos, cogumelos cancerígenos, coalhada de soja, pastilhas com compostos de sola de sapato ou vinhos falsificados e adulterados, entre outros, foram revelados nos últimos meses no país.


Londres 2012 no Terra


O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.