segunda-feira, 11 de junho de 2012

ENTREVISTA COM MAITÊ BUENO… O SEU INÍCIO NO FISICULTURISMO


NOME: Maitê Bueno  /  Brasileira, natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo

ESTATURA: 1.67
PESO: Off:60/58 – Pre:56/54
INICIOS…
Meu inicio na carreira de atleta aconteceu de forma inesperada. Eu nasci e morei minha vida inteira no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, e lá fui bailarina clássica dos 3 aos 19 anos. Depois desse período resolvi deixar a dança, com toda a dedicação da qual eu despendia e comecei a praticar musculação, com o intuito de não ficar parada, apenas até encontrar uma alternativa de esporte da qual me adaptaria, visto que não gostava muito de treinar.
Com o tempo fui me apaixonando pela musculação, porém sem pretensões maiores. Foi quando me mudei para São Paulo, no início de 2010 que me aproximei do fisiculturismo de fato, ao iniciar meus treinos na academia First Personal Studio. Assim que pisei lá, ouvi de muitos profissionais, atletas que lá treinavam e amantes do fisiculturismo que eu tinha perfil para o esporte, até então desconhecido por mim.
Assim comecei a frequentar campeonatos para conhecer melhor, o que foi muito positivo, principalmente por estar ao lado do Roberto Bueno, que hoje é meu marido – meu namorado nessa época – visto que o mesmo era árbitro, então quando terminava um campeonato ficávamos horas discutindo, juntamente a outros profissionais, vendo vídeos, fotos.
Pude aprender um pouco com o lado técnico do esporte – e busco até hoje aprender mais e mais. Fiquei encantada, porem continuei treinando quase que o ano todo sem fins competitivos. Foi quando, em meados de novembro de 2010, meu marido Roberto Bueno, o Fernando Marques e a Andrea Carvalho insistiram para que eu entrasse no campeonato Biodelta daquele ano (2010) que aconteceria em 15 dias. Fiquei muito nervosa, não sabia se era isso mesmo que eu queria e ainda estava perdida quanto a dieta… Nunca havia feito de forma tão regrada e dedicada como os atletas desse esporte, porém resolvi enfrentar e deu tudo certo! Venci e senti aquele esporte que tanto me atraia de outro lado: preparando-me dia a dia e no palco, do qual eu tinha tanta saudades da minha época de bailarina! Desde então não parei mais.
Estou desde essa época realizando campeonato atrás de campeonato, e muito feliz com isso! Cada preparação, cada competição é um novo aprendizado …venho crescendo muito como pessoa e atleta desde que iniciei essa carreira. Hoje já são nove campeonatos no total e 13 títulos! Não poderia desejar outra coisa! As vezes nem acredito que isso está acontecendo comigo. Muitas fichas ainda não caíram…Estou muito feliz e já não consigo ver minha vida sem o fisiculturismo!
SE INSPIROU EM ALGUM ATLETA?
Destaco três que muito me ajudaram, inspiraram, além de eu ter o privilégio de ter convivido e aprendido pessoalmente: Paulo Lima (que é meu cunhado); Andrea Carvalho e Lucas Di Santi.  Atualmente minha lista como fã é extensa.
Diria que do lado masculino admiro demais os eternos Steve Reeves, Serge Nubret, Frank Zane,Lee Labrada, Flex Wheeler, Ronnie Coleman, Edson Prado, Paulo Lima, Charles Mario, Kai Greene,Jay Cutler, Phil Heath, etc.
Quanto ao lado feminino destaco Rachael McLish (devemos muito a ela!), Davana Medina, Monica Brant, Cindy Phyllipis, Maria Kuzmina, Erin Stern, Dana Linn Bailey,  etc, mas a minha maior musa e inspiração é a belíssima italiana Giovanna Rosa.
Uma pena não poder mais vê-la competir pessoalmente! Sem dúvida o físico que mais me atrai no esporte, fico horas vendo seus vídeos e não me canso, físico super completo, simétrico, com cortes incríveis, logicamente que é um padrão diferente dos dias atuais. Uma pena, pois gostaria muito de ver se conseguiria chegar nem que fosse um pouquinho perto daquela maturidade e qualidade muscular! Lindíssima!
ALIMENTAÇÃO…
A minha alimentação varia muito de uma preparação para outra, e mesmo no dia a dia. Tenho o privilégio conviver, literalmente morar com meu preparador, meu marido Roberto Bueno. Assim as mudanças são diárias, de acordo com o físico. Porém posso dizer o básico, aquilo que é padrão e não muda nunca: como de 2h30min a 3h, dividindo basicamente no dia 60% a 70% de proteína, 30% a 20% de carboidrato e 10% de gordura e tomo uma media de 6 litros de água/dia.
Além disso me suplemente com BCAA, glutamina, Vitamina C e E e Gaba.
PRINCIPAIS FONTES DE PROTEÍNA:
São frango, clara e Whey Protein (embora existam outras, como o peixe e a carne vermelha magra)
CARBOIDRATO…
Consumo basicamente batata doce, arroz (integral, tailandês, branco), bolacha de arroz, canjica, abóbora, e mandioca.
FONTE DE GORDURA
Utilizo castanhas e óleo de coco. O que não pode faltar nunca é uma boa salada e a pipoca, lógico. Sempre consumo uns dois saquinhos de microondas por dia, mesmo um dia antes de competir!
ÚLTIMO CAMPEONATO:
foi pela NPC o Jay Cutler Classic em Boston. Fui campeã Overall da categoria Figure.
Nesse momento estou me preparando para outros campeonatos da NPC, visto que estou me mudando, junto a meu marido, para os EUA. Vou unir o útil ao meu maior sonho, buscar o profissionalismo!
OBJETIVO ATUAL:
É o mesmo desde o início: buscar me profissionalizar no esporte! Estou trabalhando muito para isso junto ao meu marido, Roberto Bueno e ao meu outro técnico, meu cunhado Paulinho Lima!
Atualmente, por conta do padrão PRO que temos observado, meus treinos são baseados em exercícios funcionais, para todas as partes do corpo. Deixei um pouco de lado a musculação pesada e dou mais ênfase em exercícios com muita intensidade e sem tempo para descansar.
São treinos que variam dia a dia com um tempo curto de duração. Minha prioridade agora é o cardio. Faço bastante exercício aeróbico! D
CAMPEONATOS:
Atualmente tenho acumulados 9 campeonatos e 13 títulos, são eles:
1st Copa Biodelta NABBA
1st Copa Sulsudeste NABBA
1st Campeonato estreantes NABBA
1st Campeonato PAULISTA NABBA
1st Campeonato BRASILEIRO NABBA
1st Campeonato WORLDCHAMPION NABBA
1st Campeonato MR. UNIVERSE
1st Campeonato ESTREANTE IFBB
1st Campeonato NPC CLASSIC JAY CUTLER
Além dos campeonatos conquistei mais 4 importantes títulos:
1.- Fui campeã Overall no Campeonato Brasileiro da Nabba 2011, primeira vez e única, até o momento, na qual houve essa disputa na categoria Toned.
2.- No Mr. Universe da Nabba ganhei o título de melhor postura de palco (pose e coreografia), entre todos os atletas da noite.
3.- Ganhei da NABBA Brasil o Premio “MELHORES DE 2011″ na categoria “TONED”. Fiquei muito emocionada, pois foi onde tudo começou e onde pude aprender e crescer muito como atleta e pessoa!
4.- Overall – Jay Cutler Classic, já competindo na categoria Figure.
GOSTARIA DE AGRADECER A ALGUÉM?
Agradecer enormemente a vocês da Muscular Development Latino Magazine pela oportunidade de divulgar um pouquinho nosso trabalho. Ao meu marido e preparador Roberto Bueno pelo apoio e dedicação em todos os sentidos e ao meu outro técnico e grande amigo, Paulo Lima. Além da minha família e alguns amigos (eles sabem quem são… rsrsrs), pois sem eles eu não seria nem metade do que sou hoje!
FINAL…
Finalizo com uma frase do Serge Nubret que sintetiza muito bem o que um grande atleta desse esporte carrega consigo, em minha opinião:
“Bodybuilding is not just about physical training with weights to change how you look. It´s also about mind, spirit and body, together in union so that everything grows, not just your muscles”.
Serge Nubret

POR Víctor Luna, MD Latino Brasil equipe