terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Em quanto tempo começamos a perder massa muscular?

 


Os frequentadores de academia sempre perguntam: “Em quanto tempo começarei a perder massa muscular se eu parar de treinar?”. Essa informação é importante porque nos ajuda a programar os períodos de descanso, seja pelo cansaço acumulado, por falta de tempo ou por imprevistos que possam nos afastar (temporariamente, espero) da atividade física.

Para responder a esta pergunta – que não é nada simples –, um grupo de pesquisadores reuniu pessoas dispostas a submeter-se a um treinamento para depois interrompê-lo, permitindo a realização de dolorosas e invasivas biópsias musculares. O estudo investigou a área de secção transversa dos músculos (massa muscular) antes (pré) do início dos treinos, e os efeitos sobre ela de treinamentos de musculação após trinta dias (T30) e após noventa dias (T90). Novas análises foram feitas três (D3), dez (D10) e trinta (D30) dias após a interrupção das atividades.

Abaixo, podemos visualizar os efeitos do Treinamento e Destreinamento.


O gráfico nos ajuda a constatar que os indivíduos submetidos ao treino de musculação foram aumentando a massa muscular após trinta (T30) e noventa (T90) dias de exercícios regulares. Por outro lado, após dez (D10) e trinta (D30) dias de repouso, os ganhos foram sendo reduzidos, até que voltassem ao resultado inicial. O mais interessante foi notar que, após três dias de descanso, foram observados os maiores ganhos em termos de massa muscular.

O resultado pode indicar que sejam necessários períodos de descanso de dois ou três dias após uma sucessão de semanas em atividade intensa.
Outra descoberta interessante: mesmo após dez dias sem treinos, a quantidade de massa muscular adquirida ainda resiste. Essa notícia é animadora.

Em outras palavras, não há motivo para desanimar após uma semana parado, achando que todos os ganhos foram perdidos. Só não dá para “esticar” o descanso para um mês, pois aí sim voltaremos ao estágio inicial.

Fonte: The effects of heavy resistance training and detraining on satellite cells in human skeletal muscles. Fawzi Kadi, Peter Schjerling, Lars L. Andersen, Nadia Charif, Jorgen L. Madsen, Lasse R. Christensen, Jesper L. Andersen. J. Physiol., 558.3 (2004), PP 1005-1012.

Por Renato Dutra
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/treinamento/em-quanto-tempo-comecamos-a-perder-massa-muscular/