quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O QUE É CROSSFIT?






O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados. Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico, ou cardio.

O CrossFit busca desenvolver e melhorar todas as nossas capacidades físicas, são elas: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.

Em um treino típico de CrossFit, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia. A montagem do WOD muda de dia para dia, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos.

O principal equipamento para a sua prática é o nosso próprio corpo. Mas, também utilizamos técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes entre outros.

Crucial no CrossFit também é a fato de que é o Esporte do Fitness – o método tenta promover a camaradagem natural, competição saudável e a diversão do esporte, ao manter tempos, marcações e definir regras e padrões de performance, que podem variar de WOD para WOD.

Por meio de um programa único de treinamento baseado em movimentos naturais, funcionais e sempre variados, o CrossFit garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente.

Dentre os benefícios do CrossFit, podemos citar:

  • Aumento da força 
  • Redução de medidas e percentual de gordura 
  • Melhora na flexibilidade 
  • Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória 
  • Aumento de explosão e velocidade 
  • Aumento de resistência muscular 
  • Melhora no equilíbrio 
  • Redução de stress 
  • Definição de tônus muscular 
  • Treinamento altamente eficiente aonde em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis 
  • Treinamento que fortalece o corpo por inteiro 
  • Excelente treino preparatório para atletas 
  • Espírito de equipe 
  • Aumento da auto-confiança 
  • Melhora no desempenho em corridas de longa e curta distancia 
  • Prevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados 
  • Aumento de energia 
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhado por profissionais qualificados