sexta-feira, 2 de outubro de 2015

UM ELÁSTICO É TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA SE MANTER EM FORMA


Vai viajar e não tem uma academia por perto? Não se preocupe: esse simples acessório vai te impedir de ficar sedentário

Estar de férias não é desculpa para sair de forma! (Créditos: Getty Images)
Estar de férias não é desculpa para sair de forma! (Créditos: Getty Images)
por Otávio Nadaleto
Suas férias finalmente chegaram. É hora de descansar, viajar, conhecer novos lugares… e se exercitar! Seu hotel não tem academia? Isso não é desculpa para abrir mão do treinamento. Pois tudo o que você precisa para tonificar os músculos cabe em uma mala de mão: um elástico de resistência. “Esse equipamento fortalece a musculatura. Ele fará a diferença na relação de porcentagem de gordura e massa magra. Porém, como vai até determinada tensão, após certo tempo há uma estabilização do ganho se não houver o aumento de resistência do elástico”, explica Natalia Bruzzone, professora de educação física da rede de academias Smart Fit.
Muito práticos, exercícios com elásticos não têm contraindicação. Gostou? Veja um treinamento completo, indicado por Natalia e Adriano Oliveira, também da Smart Fit, para manter a forma nas férias. Realize três séries de 15 repetições, com 40 segundos de intervalo entre cada uma.

Supino em pé

Supino-em-pé
Musculatura trabalhada: peitoral
Fixe o elástico e coloque-se de costas para ele. Segure as extremidades do elástico e puxe para frente fazendo a extensão de ombro e cotovelos com o tronco reto e abdome contraído.

Remada aberta em pé

Remada-aberta-em-pé
Musculatura trabalhada: dorsal
Posicione o tensor próximo à linha do ombro e com as mãos faça a flexão dos cotovelos e ombros. Para manter o tronco parado, posicione uma perna à frente para apoio.

Abdominal deitado com elástico

Abdominal-deitado-com-elástico
Musculatura trabalhada: abdome
Deite-se com a cabeça perto do ponto de fixação do elástico. Segure as extremidades e mantenha os cotovelos estendidos. Retire os ombros do chão e retorne sem apoiar a cabeça.

Agachamento

agachamento
Musculatura trabalhada: membros inferiores
Segure as extremidades do elástico. Enquanto faz o agachamento, a flexão do joelho deve chegar a um ângulo de 90 graus. Evite movimentar a coluna. Mova apenas quadril e joelhos.